Agenda – Ciclo de debates sobre o golpe de 64 marca a semana

Solenidade para a posse do vice-governador Alberto Pinto Coelho como chefe do Executivo também é destaque.

28/03/2014 - 16:13 - Atualizado em 02/04/2014 - 14:49

A semana de 31 de março a 4 de abril na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) começa com o Ciclo de Debates 50 Anos do Golpe Militar de 1964. No evento, especialistas vão discutir o contexto histórico da época e a resistência à ditadura militar. Outro destaque da programação é a posse do vice-governador Alberto Pinto Coelho como chefe do Executivo Estadual, em uma cerimônia no Plenário no dia 4 de abril.

A Assembleia também promoverá oito audiências públicas no período. Entre elas, uma reunião em Pirapora (Norte de Minas), na quinta (3/4), para discutir o andamento das obras de revitalização do Rio São Francisco.

Confira a programação da Assembleia de Minas na semana de 31 de março a 4 de abril:

Segunda-feira (31/3)
  • 8 horas – Ciclo de debates vai abordar os 50 anos do golpe militar de 1964
    Local: Plenário
    Objetivo: na segunda (31/3) e na terça (1º/4), especialistas vão discutir o contexto histórico da época e a resistência à ditadura militar. A abertura será às 8 horas, em um ato pela democracia, no Hall das Bandeiras. A partir das 9 horas, inicia outra etapa da programação, com palestras, painéis e debates. A previsão de encerramento é às 17h30. Paralelamente, ocorrerá a reedição da Exposição "1964 a 1985: A Subversão do Esquecimento", aberta até 30 de abril, na Galeria de Arte.
Terça-feira (1º/4)
  • 9 horas – ALMG realiza último dia do ciclo de debates sobre o golpe de 64
    Local: Plenário
    Objetivo: a Assembleia dá continuidade ao evento que aborda o período da ditadura militar no Brasil, iniciado na segunda (31/3). O início da programação do dia, às 9 horas, contará com um painel sobre o fim do regime e a transição para a democracia. Um novo painel, às 14 horas, discutirá o período da redemocratização até os dias atuais. O término do ciclo de debates está previsto para 17h30.
  • 9 horas – Militares serão homenageados pela Comissão de Segurança Pública
    Local: Plenarinho I
    Autor do requerimento: deputado Cabo Júlio (PMDB)
    Objetivo: entregar votos de congratulações a policiais militares que participaram de operação que resultou na apreensão de quase 55 quilos de maconha, em Lagoa Santa (Região Metropolitana de Belo Horizonte), no mês de janeiro de 2014.

Quarta-feira (2/4)
  • 10 horas – Programa Aliança pela Vida motiva audiência pública
    Local: Plenarinho I
    Autor do requerimento: deputado Vanderlei Miranda (PMDB)
    Objetivo: a Comissão de Prevenção e Combate ao uso de Crack e outras Drogas vai discutir a execução do programa, implantado pelo governo do Estado em 2011, e abordar uma de suas ações, o Cartão Aliança pela Vida.
  • 15 horas – Audiência vai debater dificuldade de acesso à água em Novo Cruzeiro
    Local: Plenarinho IV
    Autores do requerimento: deputados Almir Paraca (PT), Pompílio Canavez (PT) e Dalmo Ribeiro Silva (PSDB)
    Objetivo: a Comissão Extraordinária das Águas promove reunião na ALMG para debater problema em município do Vale do Jequitinhonha e, também, a execução do programa Água para Todos na localidade.
Quinta-feira (3/4)
  • 9 horas – ALMG vai a Pirapora discutir obras de revitalização do Rio São Francisco
    Local: Centro de Convenções de Pirapora - Avenida Salmeron, 91, Centro
    Autor do requerimento: deputado Paulo Guedes (PT)
    Objetivo: a Comissão Interestadual Parlamentar de Estudos para o Desenvolvimento Sustentável da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (Cipe São Francisco) vai à cidade do Norte de Minas para debater o assunto e contribuir para agilizar as obras de revitalização do rio.
  • 9 horas – Comissão de Direitos Humanos promove abertura de exposição
    Local: Teatro
    Autor do requerimento: deputado Durval Ângelo (PT)
    Objetivo: a mostra "Brasil e Holanda: Paz e Justiça – Refletindo sobre o passado, construindo um futuro melhor", que estará aberta até 31 de maio, destaca a história de Anne Frank, que foi vítima do Holocausto.
  • 9h30 – Comissão de Saúde discute entraves no SUS
    Local: Plenarinho IV
    Autores do requerimento: deputados Carlos Mosconi (PSDB) e Doutor Wilson Batista (PSD)
    Objetivo: debater as constantes dificuldades verificadas para transferência de pacientes graves do Sistema Único de Saúde (SUS) rejeitados pelos hospitais de referência na Capital e no interior do Estado.
Sexta-feira (4/4)
  • 10 horas – Solenidade marca a posse de Alberto Pinto Coelho como governador
    Local: Plenário
    Objetivo: uma Reunião Solene na Assembleia vai promover a posse do vice-governador Alberto Pinto Coelho como chefe do Executivo Estadual. Ele assume a vaga deixada por Antonio Anastasia. A cerimônia antecede a transmissão do cargo no Palácio da Liberdade, às 12 horas.