Poder Legislativo

Funções do Legislativo: Fiscalizadora

Funções do Legislativo
Fiscalizadora
Funções do Legislativo
Fiscalizadora

Função Fiscalizadora

Controle e acompanhamento das ações do Poder Executivo, isto é, do Governo.

Para cumprirem seu papel fiscalizador, os parlamentares:

  • Acompanham programas, projetos e ações do Governo do Estado.
  • Cobram a correta aplicação dos recursos públicos.
  • Verificam a qualidade da prestação de serviços pelo Estado.
  • Convocam secretários de Estado e dirigentes de órgãos estaduais para prestarem contas de suas gestões.
  • Cobram dos gestores estaduais, por meio de requerimentos, informações e providências em relação aos órgãos que dirigem.
  • Analisam as contas do governador do Estado, anualmente, com o assessoramento do Tribunal de Contas.

Fiscalização

Acompanhe todas as iniciativas de fiscalização da ALMG.

Consulte

Veja como a ALMG cumpre seu papel de fiscalizar o Estado

Iniciativas de fiscalização da ALMG

As Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs) apuram fatos determinados, de interesse público e que precisam ser investigados. Outra iniciativa de fiscalização da ALMG é o Assembleia Fiscaliza, que engloba as atividades de fiscalização desenvolvidas pelas comissões temáticas. Além da prestação de contas pelo governo e do monitoramento de políticas públicas, atividades rotineiras de fiscalização realizadas pelas comissões integram a sua programação.

Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs)

Além das atividades desenvolvidas pelas comissões temáticas, a ALMG também pode constituir a comissão parlamentar de inquérito (CPI). A CPI tem a função de investigar e fiscalizar fato determinado de relevante interesse público.

Para constituir uma CPI é necessário que ⅓ dos membros do Legislativo assinem o pedido para sua criação. Na ALMG, isso equivale a 26 parlamentares. É preciso também que o presidente da ALMG receba o requerimento de criação da CPI em Plenário, para que se dê início ao processo.

A CPI dispõe dos mesmos poderes das autoridades judiciais para cumprir sua função.

Prestação de Contas do Governo

A prestação de contas estabelece que secretários e dirigentes de órgãos estaduais devem comparecer à ALMG para dar esclarecimentos sobre suas gestões, em reuniões de comissões. Essa prestação de contas está prevista na Emenda Constitucional 99, de 2019.

Ao final de cada semestre, as Comissões da ALMG definem um calendário de reuniões. Os gestores estaduais são convocados para prestar esclarecimentos sobre a gestão de sua pasta, no período.

  • Antes das reuniões, o Poder Executivo envia para a ALMG relatórios de gestão que detalham as entregas realizadas e a execução orçamentária. Esses relatórios trazem também uma reflexão sobre os obstáculos encontrados na execução do que foi planejado
  • Nas reuniões, realizadas na ALMG, os gestores apresentam os resultados de seu trabalho e respondem a perguntas dos parlamentares
  • Após cada rodada de fiscalização, as comissões encaminham pedidos de providências ou solicitam mais informações aos órgãos e entidades estaduais
  • As comissões publicam um relatório do debate ocorrido e dos encaminhamentos tomados

Tema em Foco

As comissões escolhem um tema que será monitorado por até dois anos. O monitoramento poderá ser feito com:

  • Pedidos de informações
  • Realização de audiências e visitas
  • Elaboração de estudos técnicos

Ao final do período cada comissão apresentará um relatório com as suas conclusões e eventuais sugestões de encaminhamentos.

Audiências e visitas de fiscalização

As comissões parlamentares da ALMG acompanham as políticas públicas estaduais por meio de suas atividades rotineiras. Entre essas atividades, podemos destacar:

  • Audiências públicas
  • Reuniões com convidados
  • Pedidos de visitas
  • Pedido de informações
  • Pedido de providências

As comissões atuam no tratamento de questões que demandam resposta rápida do poder público e no acompanhamento de temas ligados aos diferentes segmentos sociais ou regiões do Estado. Dessa forma, elas integram as funções de fiscalização e de representação do Poder Legislativo. Essa atuação se estende a todo o Estado, por meio da realização de audiências nas diversas cidades mineiras.

A ALMG tem investido também em tecnologia para possibilitar que os cidadãos acompanhem todas as suas reuniões a distância. Nas audiências públicas, por exemplo, os cidadãos podem enviar comentários e perguntas para convidados e deputados, de forma on-line.