Consulta Pública - Fórum Técnico Minas sem Miséria

Contribuições do tema
Eixo 2: Trabalho digno e educação
Data Contribuições Positivas Negativas
08 out. 2025 13:54
Por Lucas Silqueira Franco Maia | Conselho Estadual de Educação | Belo Horizonte/MG

Acreditamos que a superação da miséria envolverá maior promoção e consolidação da educação profissional e tecnológica (EPT) em Minas Gerais. Sugerimos que o Plano Minas Sem Miséria preveja ações de educação profissional voltadas para este público específico, bem como especifique os atores institucionais que ficarão a cargo de sua implementação. Consideremos, por exemplo, um desafio específico da EPT que é a grande necessidade de articulação com os setores público e privado para melhorar o diagnóstico da demanda de cursos de educação profissional e tecnológica que dialoguem com as necessidades reais da sociedade, do público mais vulnerável e também do mercado, para garantir que os profissionais formados encontrem trabalho em suas respectivas áreas. Uma possibilidade seria mapear o perfil da população mais vulnerável e incentivar a oferta, por parte do setor público e privado, de cursos da educação profissional e tecnológica, ou da Educação de Jovens e Adultos (EJA) profissional, nas formas que atendam especificamente a esse público, seja por meio da qualificação profissional (Formação Inicial Continuada, certificação profissional ou notório saber), ou ainda por meio de cursos técnicos mais alinhados à demanda real do mercado e com maior empregabilidade. Adicionalmente, em relação ao embasamento estratégico do referido plano, sugerimos que a sua formulação dialogue com especialistas da educação profissional e tecnológica. No contexto específico da EPT, isso auxilia a superar alguns mitos, como por exemplo aquele de que os cursos técnicos são apenas ferramentas de atendimento ao mercado. Entre estes especialistas esta discussão já está superada, e a EPT é vista como um estágio educacional importante que pode ser fomentado para atingir a verticalização da trajetória educacional e emancipatória dos indivíduos, que poderão prosseguir eventualmente para o ensino superior.

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