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Jovem e Mercado de Trabalho é a pauta da primeira edição de 2023 do Pensando em Minas. A live acontece na próxima quarta-feira, dia 8, às 10 horas, pelo canal do Youtube da Escola, e o público poderá participar enviando perguntas e comentários pelo chat. Este será o primeiro de uma série de quatro programas sobre o tema, que serão realizados no mês de março, em parceria com o Parlamento Jovem de Minas - PJ Minas.
Para trazer um panorama do assunto, tratando especialmente de como tornar o ensino mais atrativo e conectado a um mercado de trabalho em constantes e rápidas mudanças, participarão do debate Alexandre Marini e Selmara Ribeiro. O mediador da live será Alexandre Bossi, consultor e professor da Escola do Legislativo.
Marini, sociólogo e educador, integra a Coordenação de Ações de Aprendizagens, da Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais, e está a frente da implantação do novo ensino médio. “Nos envolvemos desde a participação de definições curriculares até a produção de materiais e orientações pedagógicas para professores, especialistas e coordenadores de todas as escolas de Minas Gerais”, explica.
Selmara é especialista em Educação Financeira e mestranda em Tecnologias na Educação. A educadora tem mais de 30 anos de experiência em sala de aula e é membro Alumni da rede STEAM TechCamp BRASIL. Ela também atua na implantação do novo ensino médio, sendo responsável pelas disciplinas relacionadas a desenvolvimento econômico.
Neste ano, o PJ Minas, destinado a estudantes do ensino médio, terá a participação de 150 câmaras municipais. O tema Jovem e Mercado de Trabalho foi escolhido pelas alunas e alunos que integram o projeto. Nas próximas três semanas, o programa tratará de escolaridade e qualificação profissional; desenvolvimento econômico e geração de trabalho; e jovens em situação de vulnerabilidade e inclusão no trabalho.
Posteriormente, o programa será exibido pela TV Assembleia, parceira da Escola do Legislativo. Para assistir, basta acessar www.youtube.com/escolaalmg.
Vereadores e servidores de câmaras podem se inscrever no curso Licitações e contratos administrativos – Inovações da Lei Federal nº 14.133/2021. A atividade objetiva apresentar aos participantes as mudanças promovidas pela nova lei federal de licitação, preparando-os para o enfrentamento dos desafios surgidos.
Serão dois encontros (turma única), nos dias 15 e 16 de março, das 8 às 12 horas e das 13h30 às 17h30, no auditório da Escola do Legislativo. O curso é ministrado por Betânia Lourenço Silva de Almeida, consultora administrativa da ALMG, especialista em Direito Público pela PUC/Minas e mestre em Administração Pública pela Fundação João Pinheiro.
A inscrição deve ser feita pelo e-mail escola.eventos@almg.gov.br, informando nome completo, CPF, e-mail do participante e câmara municipal de origem. O pedido deve ser enviado no período de 1º a 13 de março.
Nesta semana, dois alunos da especialização em Poder Legislativo e Políticas Públicas defendem o trabalho final de conclusão de curso. As defesas serão virtuais, pelo aplicativo Zoom.
No dia 6, às 10 horas, David Júnio dos Santos apresenta o artigo Até onde vai o Estado Democrático de Direito? A relevância das políticas de assistência à população em situação de rua. O estudo se aprofunda em conceitos básicos necessários para compreender a formação dessa população, destaca previsões legais e programas sociais relacionadas ao tema. O aluno foi orientado por Guilherme Wagner Ribeiro, coordenador da pós-graduação, professor da Escola e consultor legislativo da ALMG. Assista à defesa:
Link: https://bit.ly/3Y65Y3h
ID da reunião: 825 7812 1528
Senha de acesso: ele2023
Na sexta-feira, dia 10, às 10 horas, acontece a banca da aluna Lorena Fernandes Gontijo. O artigo foi intitulado Gerenciamento de crises complexas: um estudo de caso da atuação do Estado de Minas Gerais no rompimento das Barragens de Mariana e Brumadinho. A estudante analisa informações e documentos produzidos pelas partes envolvidas nos desastres, além de ouvir atores ligados ao processo de negociação. O orientador foi Leonardo Carvalho Ladeira, diretor de Coordenação da Ação Governamental da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais – SEPLAG. Acompanhe a defesa:
Link: https://bit.ly/3KR7002
ID da reunião: 828 1461 7379
Senha de acesso: ele2023
O Programa de Capacitação de Servidores de Gabinetes Parlamentares da ALMG – Uma visão do Parlamento/20ª Legislatura oferece um conjunto de atividades com objetivo de apresentar o Parlamento mineiro às deputadas e aos deputados eleitos e às suas equipes e conteúdos que contribuam no desempenho das funções necessárias para o exercício do mandato. Acompanhe a programação:
Quadro 1
Ofertas com inscrições pelo formulário da Escola
Atividade | Prazo de inscrição | Data e horário | Público-alvo | Formato/Local |
Visitas: Biblioteca Deputado Camilo Prates, Arquivo do Processo Legislativo e Memorial do Legislativo Mineiro | 27/2 a 7/3 |
Turma 1 – dia 9/3, das 9 horas às 10h30 Turma 2 – dia 9/3, das 14 horas às 15h30 |
Servidores de gabinete | Presencial/Biblioteca |
Visita Espaço Cidadania e Procon Assembleia | 6 a 9/3 |
Turma 1 – dia 10/3, das 9 às 10 horas Turma 2 – dia 10/3, das 11 às 12 horas Turma 3 – dia 10/3, das 13h30 às 14h30 |
Servidores de gabinete | Presencial/Espaço Cidadania |
Curso Atendimento Nota 10 |
Turma 1 – de 6 a 10/3 Turma 2 – de 6 a 14/3 |
Turma 1 – dia 13/3, das 8 às 12 horas Turma 2 – dia 15/3, das 14 às 18 horas |
Servidores de gabinete | Presencial/Sala 2 da Escola |
Oficina Gestão de dados pessoais: os impactos da LGPD nos gabinetes parlamentares | 6 a 13/3 | 14/3, das 9 às 12 horas | Servidores de gabinete, especialmente, equipe de suporte de TI/banco de dados | Presencial/Auditório da Escola |
Modo de inscrição: formulário da intranet, da Escola (em Acontece> Cursos e Palestras> Inscrições) |
Quadro 2
Ofertas com inscrições pelo formulário da Central GTI
Atividade | Prazo de inscrição | Data e horário | Público-alvo | Formato/Local |
Sisap básico | 14/2 a 24/3 | 17/2 a 30/3 | Equipe de suporte de TI/banco de dados do gabinete parlamentar | A distância - plataforma Moodle da GTI |
Backup de computadores | 14/2 a 24/3 | 17/2 a 30/3 | Servidores de gabinete | A distância - plataforma Moodle da GTI |
Writer | 14/2 a 24/3 | 17/2 a 31/3 | Servidores de gabinete | A distância - plataforma Moodle da GTI |
Calc | 14/2 a 24/3 | 17/2 a 31/3 | Servidores de gabinete | A distância - plataforma Moodle da GTI |
Impress | 14/2 a 24/3 | 17/2 a 31/3 | Servidores de gabinete | A distância - plataforma Moodle da GTI |
Correio eletrônico Thunderbird | 14/2 a 24/3 | 17/2 a 31/3 | Servidores de gabinete | A distância - plataforma Moodle da GTI |
Produção de vídeo utilizando o software Movie Maker | 14/2 a 24/3 | 17/2 a 31/3 | Assessoria de imprensa/mídias digitais e equipe de suporte TI/banco de dados do gabinete parlamentar | A distância - plataforma Moodle da GTI |
Uso de impressoras na ALMG | 23/2 a 20/4 | 1/3 a 28/4 – agendar na Central GTI | Servidores de gabinete | Presencial/No gabinete parlamentar |
Sisap: gerador de relatórios | 1 a 9/3 |
Turma 1 - 13, 14, 15, 16, 17, 20, 21, 22, 23 e 24/3, das 9 às 11 horas Turma 2 - 13, 14, 15, 16, 17, 20, 21, 22, 23 e 24/3, das 15h30 às 17h30 |
Equipe de suporte de TI/banco de dados do gabinete parlamentar que tenham cursado o "Sisap Avançado" | Presencial/Sala de informática 2, na Escola do Legislativo |
Modo de Inscrição: formulário na intranet, da Central GTI (em Serviços> Tecnologia da Informação - TI> Central GTI> Solicitação de Atendimento> Serviço). Selecionar Treinamento de TI e digitar as informações da atividade em Descrição da solicitação. |
Quadro 3
Ofertas com inscrições pelo site de educação a distância da Escola
Atividade | Prazo de inscrição | Período de realização | Público-alvo | Formato/Local |
Regimento Interno no processo legislativo: uma introdução | 1/3 a 10/4 | 1/3 a 17/4 | Parlamentares e servidores da ALMG, especialmente, assessoria de processo legislativo dos gabinetes | Remoto/ plataforma Moodle da Escola |
Modo de inscrição: site de educação a distância da Escola, após login com usuário e senha usados na rede da ALMG |
Quadro 4
Ofertas com inscrições por agendamento
Atividade | Prazo de inscrição | Período de realização | Público-alvo | Formato/Local |
Visita Bastidores da TV e da Rádio Assembleia | 8/3 a 19/4 | 10/3 a 30/4, manhã ou tarde, conforme agendamento | Servidores de gabinete | Presencial/ TV Assembleia e Rádio Assembleia (2º andar do Palácio da Inconfidência) |
Modo de inscrição: pelo ramal 7812, agendamento com Luciana Guerra ou Eurico Cruz (servidores da GTV) |
Acesse o repositório do programa - Está disponível aos servidores de gabinete as apresentações e algumas gravações das atividades já ofertadas do programa de capacitação, módulos I e II. Os conteúdos são para consulta. Entre no site de educação a distância da Escola, e clique em Repositório - Programa de Capacitação de Servidores de Gabinetes Parlamentares da ALMG.
Estão abertas as inscrições para o curso a distância Noções de Redação Oficial. A atividade, voltada para servidores da ALMG, pode pertencer ao eixo setorial da matriz de capacitação de alguns ou ser incluída como ação fora da matriz.
O participante ampliará seus conhecimentos acerca dos gêneros textuais mais recorrentes na redação oficial e melhor compreenderá a complexidade sociolinguística subjacente ao uso da língua pelas entidades e pelos órgãos públicos. O conteúdo foi desenvolvido por Marcos de Castro Alvarenga, professor da Escola do Legislativo e redator-revisor da ALMG.
Como participar: solicitar inscrição, no período de 6 de março a 10 de abril, pelo site de educação a distância da Escola, após login com usuário e senha usados na rede da ALMG. A atividade ficará disponível para realização de 6 de março a 14 de abril.
Sexta-feira, dia 10, é o último dia para solicitar participação no curso virtual Introdução à Gestão de Documentos Arquivísticos. Servidores da Casa que possuem essa ação no eixo setorial ou que queiram incluí-la como ação fora da matriz devem se inscrever pelo site de educação a distância da Escola, após fazer o login.
A atividade dará aos participantes uma visão geral da Deliberação nº 2.663/2017, que normatiza sobre o sistema de arquivos, o plano de classificação de documentos e a tabela de temporalidade no âmbito da ALMG, entre outros. O curso ficará disponível no período de 15 de fevereiro a 16 de março.
Veja as atividades com inscrições abertas para servidores da Gerência-Geral de Consultoria Temática – GCT:
Palestra | Período de Inscrição | Data e horário | Professor(a) | Local |
Atualização em temas de finanças públicas 2023 | Até 8/3 | 10/3, das 14h30 às 17h30 | Valéria de Cássia Silva Guimarães | Auditório do CDA |
Questões relativas às emendas impositivas | Até 15/3 | 17/3, das 14h30 às 17h30 | Daniel Alonso Sotomayor Olivares | Auditório do CDA |
Modo de inscrição: as inscrições são independentes e devem ser solicitadas pela intranet, em Acontece> Cursos e Palestras> Inscrições> Individual |
Acompanhe as atividades desta semana dos programas de Educação para a Cidadania da ALMG:
Segunda-feira, dia 6
Às 9 horas, Visita Orientada de alunos do CEDUC Virgílio Resi – Belo Horizonte – Palácio da Inconfidência – Galeria de Arte – Visita ao Memorial
Às 14 horas, Visita Orientada de alunos do CEDUC Virgílio Resi – Belo Horizonte – Palácio da Inconfidência – Galeria de Arte – Visita ao Memorial
Terça-feira, dia 7
Às 9 horas, Visita Orientada de alunos do CEDUC Virgílio Resi – Belo Horizonte – Palácio da Inconfidência – Galeria de Arte – Visita ao Memorial
Sexta-feira, dia 10
Às 9 horas, Visita Orientada de alunos do CEDUC Virgílio Resi – Belo Horizonte – Palácio da Inconfidência – Galeria de Arte – Visita ao Memorial