Escola do Legislativo

Boletim da Escola


EDIÇÃO Nº40 - ANO XV - 25/10 A 29/10/2021



Leia nesta edição:


Últimos dias para instituições aderirem à próxima edição do PJ Minas
Escola oferece nova turma de curso essencial da matriz de capacitação
Curso discute a importância da linguagem no ambiente parlamentar
Curso aperfeiçoa servidor na redação e revisão de textos oficiais
Acontece na Escola


Últimos dias para instituições aderirem à próxima edição do PJ Minas

As câmaras municipais mineiras podem, até o dia 31 de outubro, preencher o formulário eletrônico de adesão para participar do Parlamento Jovem de Minas, edição de 2022. O tema a ser discutido no próximo ano será Saúde Mental dos Jovens, escolhido, no mês de setembro, pelos estudantes representantes dos polos que integram o projeto. A câmara interessada pode indicar até três pessoas, seja vereador ou servidor, e os dados institucionais fornecidos devem ser iguais para todos os seus representantes. Para mais instruções, acesse o portal da ALMG.

Após adesão, as instituições inscritas receberão informações referentes a duas atividades de capacitação, que serão oferecidas de forma remota. Um dos cursos será destinado a representantes das câmaras ingressantes e o outro será para coordenadores municipais. 

O PJ Minas é uma iniciativa de formação política voltado para estudantes do ensino médio dos municípios mineiros, realizada pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), por meio da Escola do Legislativo (ELE), em parceria com diversas câmaras municipais mineiras.

Mudança na data dos GTs – O calendário previamente planejado para realização do PJ Minas 20/21 sofreu mudança no cronograma. A data de realização dos Grupos de Trabalho – GTs –, que acontecerá no formato remoto, mudou para o dia 19 de novembro. Assim, as datas das atividades da etapa estadual passam a ser:
1) GTs: dia 19 de novembro;
2) Atividade de entrosamento dos jovens: 25 de novembro (no saguão da ALMG, das 16 às 18 horas);
3) Plenária Final: dia 26 de novembro (das 10 horas às 17h30min). A foto oficial será às 9h30min.


Escola oferece nova turma de curso essencial da matriz de capacitação

Aberta a segunda turma do curso a distância Áreas Administrativas: produtos e serviços de cada um dos setores, destinado a todos os servidores da Assembleia de Minas. Com a carga horária de duas horas, a atividade dará uma noção geral da estrutura administrativa institucional, evidenciando a interação intersetorial e a relação dos diversos setores com os macroprocessos de apoio da Casa. O curso está organizado em 3 módulos e pode ser realizado no período de 26 de outubro a 26 de novembro.

Como participar – As inscrições devem ser feitas pelo servidor, no período de 26 de outubro a 23 de novembro, pelo site de educação a distância da Escola. Os dados para login são os mesmos usados para acessar os computadores na ALMG. Para o recebimento do certificado de conclusão do curso, o participante deverá obter uma nota igual ou superior a 70% na atividade proposta. Dúvidas e problemas de acesso devem ser encaminhados para suporte.ead@almg.gov.br

Essa atividade pertence ao eixo essencial da matriz de capacitação e pode somar 10 pontos para a carreira funcional do servidor do quadro efetivo.


Curso discute a importância da linguagem no ambiente parlamentar

O curso a distância Parlamento e Fala Pública: a linguagem na construção do mandato recebe inscrições até o dia 5 de novembro de vereadores e servidores de câmaras municipais mineiras e cidadãos interessados pelo tema. Elaborado por Ivan Capdeville Junior, o curso objetiva capacitar o inscrito para o exercício de atividades políticas e parlamentares, promover reflexões sobre a utilização da linguagem no Parlamento e desenvolver habilidades de planejamento e elaboração textual. Ivan é professor da Escola do Legislativo e redator/revisor da ALMG.

Como participar - As inscrições devem ser feitas até o dia 5 de novembro, pelo site de educação a distância da Escola, após cadastramento. O curso ficará disponível para realização no período de 9 a 30 de novembro. Haverá certificado digital, se o aluno cumprir as exigências previamente estabelecidas para aprovação. Dúvidas e problemas de acesso devem ser encaminhados para suporte.ead@almg.gov.br

Esse treinamento integra o Programa de Capacitação em Poder Legislativo Municipal, que ofereceu uma série de atividades, ao longo deste ano, para a atualização dos parlamentares dos Legislativos locais mineiros e de sua equipe em assuntos relacionados ao exercício do mandato eletivo.


Curso aperfeiçoa servidor na redação e revisão de textos oficiais

O curso a distância Noções de Redação Oficial continua com inscrições abertas para servidores da ALMG. Para alguns efetivos, essa ação pertence ao eixo setorial de matriz de capacitação (15 pontos); para os demais, pode ser incluída como atividade fora da matriz (5 pontos). Ao quadro de recrutamento amplo, haverá certificado de participação se cumpridos os requisitos mínimos necessários para aprovação. 

Desenvolvido por Marcos de Castro Alvarenga, a atividade apresenta as características da linguagem utilizada na redação oficial, mostrando conceitos, estruturas e modelos dos gêneros textuais mais utilizados no setor público. Além disso, os participantes fazem um estudo conceitual das condições específicas de elaboração e recepção de textos no âmbito estatal. Marcos é redator/revisor da ALMG, professor do curso de especialização em Poder Legislativo e Políticas Públicas da Escola do Legislativo, com graduação e mestrado em Letras pela UFMG. 

Como participar – As inscrições devem ser feitas pelo servidor até o dia 30 de novembro, pelo site de educação a distância da Escola do Legislativo. Os dados para acesso ao site são os mesmos usados na rede de computadores da ALMG. Dúvidas e problemas de acesso, encaminhe um e-mail para suporte.ead@almg.gov.br. As atividades do curso devem ser concluídas até o dia 7 de dezembro.


Acontece na Escola

 

Webinário sobre apresentação de emendas será nesta semana
Nesta semana, os servidores de gabinetes que assessoraram os deputados estaduais na apresentação de emendas parlamentares participam do webinário Portfólio de Emendas 2022. Esse evento é uma ação da Assembleia, por meio da Escola do Legislativo, em parceria com a Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais – Segov.

 Serão quatro dias de encontros, de 25 a 28 de outubro, com intenso aprendizado - veja quadro abaixo com a programação do webinário. Os palestrantes apresentarão as diretrizes gerais, os procedimentos e os prazos para realização de convênios e parcerias em 2022. Os servidores poderão, ainda, esclarecer dúvidas com representantes dos órgãos e entidades estaduais executores das emendas. O registro de presença, que é imprescindível em todos os encontros, será assegurado mediante preenchimento do formulário do Google Forms, disponibilizado no chat das videochamadas. 

Na última sexta-feira (22), os servidores participaram da primeira atividade de capacitação sobre apresentação de emendas. A palestra Apresentação de Emendas ao Projeto de Lei Orçamentária Anual – Exercício 2022 e ao Projeto de Lei de revisão do PPAG – 2020-2023, Exercício 2022 foi ministrada por consultores da Gerência de Finanças e Orçamento da Gerência-Geral de Consultoria Temática da ALMG. 

Conheça a programação do webinário:

Dia 25 (2ª feira) 

 

Manhã: Exposição técnicos da SEGOV

10 horas às 11h30 – Abertura e Diretrizes Gerais – Principais procedimentos e prazos previstos na LDO2022, Diretrizes gerais “Portfólio Emendas 2022”, Valores mínimos, Estímulo a transferências especiais, Principais vedações em ano eleitoral
11h30 às 12 horas – Esclarecimento de dúvidas junto à SEGOV

Tarde: Apresentação “Portfólio Emendas 2022” pelos órgãos e entidades e esclarecimento de dúvidas

14 às 15 horas – SES/FES
15 às 16 horas – FHEMIG
16 horas às 16h30 - HEMOMINAS
16h30 às 17 horas – Esclarecimento de dúvidas

Dia 26 (3ª feira)

Manhã e Tarde: Apresentação “Portfólio Emendas 2022” pelos órgãos e entidades e esclarecimento de dúvidas

9 às 10 horas – SEE 
10 horas às 10h30 – UEMG
10h30 às 11 horas - FUCAM
11 às 12 horas – Esclarecimento de dúvidas 

14 horas às 14h30 – SEDE 
14h30 às 15 horas – SEGOV
15 horas às 15h30 – SEINFRA
15h30 às 16 horas – DER
16 às 17 horas – Esclarecimento de dúvidas 

Dia 27 (4ª feira)

Manhã e Tarde: Apresentação “Portfólio Emendas 2022” pelos órgãos e entidades e esclarecimento de dúvidas

 

9 horas às 9h30 – SEJUSP 
9h30 às 10 horas – PCMG
10 horas às 10h30 – PMMG
10h30 às 11 horas – CBMMG
11 às 12 horas – Esclarecimento de dúvidas 

14h30 às 15h20 – SEDESE 
15h20 às 16h10 – SECULT
16h10 às 17 horas – SEMAD
17 horas às 17h30 – Esclarecimento de dúvidas 

Dia 28 (5ª feira) 

Manhã: Apresentação “Portfólio Emendas 2022” pelos órgãos e entidades e esclarecimento de dúvidas

9 horas às 9h30 – SEAPA 
9h30 às 10 horas – EMATER
10 horas às 10h30 – EPAMIG
10h30 às 11 horas – IDENE
11 às 12 horas – Esclarecimento de dúvidas 

 

Equipe de comunicação dos parlamentares participa de curso
Nesta segunda-feira (25), os consultores de comunicação e assessores de imprensa dos gabinetes parlamentares iniciam o curso a distância Produção de conteúdo e gerenciamento de redes sociais para figuras públicas. As aulas serão nos dias 25, 26 e 27 de outubro, das 9h30min às 11h30min, pelo Zoom, com o professor Mário Camelo. 

Nos encontros, serão apresentados conceitos gerais sobre brand persona, planejamento, insights, aprofundando-se sobre o funcionamento das principais redes sociais da atualidade. O professor dará dicas de produção jornalística e para produção de conteúdos que ampliam o engajamento do público no Twitter, Facebook e Instagram. Entre outros assuntos, mostrará a importância de usar ferramentas de acessibilidade disponíveis e de monitoramento. Mário é consultor de comunicação, assessor de imprensa e jornalista, especialista em Marketing e com MBA em Marketing Digital. 

Importante - Os links de acesso às aulas e de registro de presença serão disponibilizados na área do curso, no site de educação a distância, no dia de cada encontro. O servidor terá direito ao certificado de participação desde que registre presença em todas as aulas. Dúvidas e problemas de acesso, entre em contato com suporte.ead@almg.gov.br.

 

Acontece penúltimo encontro do webinário RGInt
Nesta quinta-feira, dia 28 de outubro, às 14 horas, acontece mais um encontro do webinário Regiões Geográficas de Minas Geriais – RGInt. Nesta semana, as análises socieconômicas dos estudiosos da Fundação João Pinheiro – FJP – serão referentes à região de Uberlândia. Assim como nos demais eventos do seminário, serão apresentadas pesquisas relativas aos municípios em estudo no que diz respeito ao Produto Interno Bruto, a indicadores de saneamento básico, a aspectos demográficos, a dados sobre o comércio internacional e sobre os setores impulsionadores do crescimento econômico, entre outros. 

A transmissão será ao vivo e pode ser acompanhada pelo canal da FJP no Youtube. Essa ação é uma parceria da FJP, Associação Mineira de Municípios – AMM – e Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais – ALMG. 

 

Alunos da especialização estudam novas disciplinas
Nesta semana, inicia a disciplina Controle e fiscalização parlamentar do curso de especialização em Poder Legislativo e Políticas Públicas, turma de 2020. Durante as aulas, os alunos irão conhecer os conceitos e as classificações de controle no âmbito organizacional e político e poderão compreender o papel do Legislativo na estrutura institucional de governança e accountability da democracia ocidental. Os professores ainda destacarão a importância do controle externo no Estado Democrático de Direito e apresentarão os principais instrumentos de controle do Legislativo sobre a administração pública.

As aulas serão ministradas por Alexandre Bossi Queiroz e Bernardo Motta Moreira, consultores legislativos da ALMG. Alexandre é mestre e doutor em Contabilidade e Finanças pela Universidade de Zaragoza e Bernardo, mestre e doutor em Direito pela UFMG. Os encontros síncronos serão nos dias 29 de outubro, 5, 11, 19, 26 de novembro, 3, 10 e 17 de dezembro, das 14 horas às 15h30min. As aulas assíncronas podem ser acessadas no site de educação a distância, na área do curso.

Metodologia científica – Os alunos da turma de 2020 também irão cursar a disciplina Orientação metodológica para TCC. As aulas acontecerão no período de 29 de outubro a 17 de dezembro deste ano e serão realizadas remotamente. Os encontros síncronos serão às sextas-feiras, conforme calendário informado para a turma, das 16 às 18 horas. As atividades assíncronas serão disponibilizadas no site de educação a distância.

A disciplina será ofertada para orientar o aluno, individualmente, no processo de planejamento e de elaboração do projeto de pesquisa, que servirá de base para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso – TCC. O estudante também desenvolverá habilidades de escrita científica e conhecerá as principais normas técnicas da ABNT para a formatação do seu trabalho.

Os professores da disciplina são Anderson Marinho Maia e Soraia Aparecida Belton Ferreira. Anderson é graduado em História (UNI-BH), especialista em Psicopedagogia (UNI-BH) e em Filosofia (UFMG), mestre em Ciências da Religião (PUC Minas) e doutor em Ciências Sociais (PUC Minas). Soraia é graduada em Filosofia e Serviço Social (PUC Minas), especialista em Filosofia Contemporânea (PUC Minas) e Filosofia Clínica (Instituto Packter), mestre em Educação (UninCor) e doutora em Educação (PUC Minas).


Agenda

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

09:00
Visitas Orientadas
3ª série do Ensino Médio - Escola Estadual Ruy Pimenta - Contagem - Visita orientada
Local: Externo
14:00
Cursos
Especialização em Poder Legislativo e Políticas Públicas: Teorias da Democracia - Turma 1
Local: Escola do Legislativo - Sala 4
14:00
Cursos
Especialização em Poder Legislativo e Políticas Públicas: Finanças Públicas e Sistema Orçamentário - Turma 1
Local: Escola do Legislativo - Sala 3
14:00
Cursos
Especialização em Poder Legislativo e Políticas Públicas: Teorias da Democracia - Turma 2
Local: Escola do Legislativo - Sala 4

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