Escola do Legislativo

Boletim da Escola


Edição nº 2 - ANO V



Leia nesta edição:


ENCONTRO ABRE PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO DE SERVIDORES DOS GABINETES PARLAMENTARES
DEPUTADOS E CHEFES DE GABINETE PARTICIPAM DE ATIVIDADES NA ELE
INSCRIÇÕES PARA PÓS-GRADUAÇÃO SE ENCERRAM NA SEGUNDA-FEIRA, DIA 7
ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA FORMAÇÃO DOS MONITORES DO PJ MINAS 2011
SEMINÁRIO DA GPI DISCUTIRÁ PLANEJAMENTO DO SETOR PARA 2011


ENCONTRO ABRE PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO DE SERVIDORES DOS GABINETES PARLAMENTARES

Cinco painéis temáticos, duas oficinas e uma mostra para apresentar os serviços e recursos que a ALMG oferece aos gabinetes parlamentares são as atividades que compõem a primeira ação do programa de atualização e capacitação de servidores dos gabinetes parlamentares. "Uma visão do Parlamento – Conceitos, técnicas e práticas legislativas" terá início na segunda-feira, dia 7 de fevereiro, às 14 horas, com o encontro "Legislativo Mineiro – Uma visão em perspectiva". As atividades terão continuidade ao longo do semestre com cursos, palestras e treinamentos destinados aos assessores e servidores de gabinetes.


DEPUTADOS E CHEFES DE GABINETE PARTICIPAM DE ATIVIDADES NA ELE

Cinco painéis temáticos, duas oficinas e uma mostra para apresentar os serviços e recursos que a ALMG oferece aos gabinetes parlamentares são as atividades que compõem a programação do encontro "Legislativo Mineiro – Uma visão em perspectiva", que terá inicio nesta segunda-feira, dia 7 de fevereiro, às 14 horas, se estendendo por toda semana. O encontro, destinado aos parlamentares e chefes de gabinetes, será realizado na Escola do Legislativo, responsável pela concepção e coordenação das atividades.

Previsto no conjunto de ações da Central de Recepção dos Parlamentares da 17ª Legislatura, o programa "Uma visão do Parlamento – Conceitos, técnicas e práticas legislativas" reúne, além do encontro, uma agenda de capacitação para os gabinetes parlamentares, a serem oferecidas durante todo o primeiro semestre deste ano. O programa busca facilitar o processo de adaptação e interação dos parlamentares e o treinamento de suas equipes de assessorias.

O encontro "Legislativo Mineiro – Uma visão em perspectiva", primeira atividade do programa, tem o objetivo de propiciar aos participantes uma oportunidade para refletir sobre o papel e funções do Poder Legislativo na sociedade contemporânea e sobre os desafios da ALMG nesse contexto. Será também um momento para repassar informações sobre a estrutura e funcionamento de algumas áreas da Assembleia que mantém uma interlocução direta com os gabinetes. 

 Os cinco painéis temáticos abordarão as grandes linhas de atuação do Parlamento, as tendências que as orientam e como estas vem sendo incorporadas às práticas e rotinas da Assembleia Legislativa de Minas Gerais."Representação com participação"; "A lei a serviço do cidadão"; "Protagonismo do Legislativo no desenvolvimento do Estado"; "Valores e Atitudes – Transparência, ética, eficiência e austeridade"; e "Avaliação e fiscalização de políticas públicas com foco em resultados" são os conteúdos que serão tratados nos painéis.

A mostra "Conhecendo a Assembleia" , que estará aberta aos participantes nos dias 7, 9 e 10 de fevereiro, nos horários previamente divulgados, será uma oportunidade para apresentar alguns serviços e recursos das Diretorias de Processo Legislativo, de Finanças e Informática, de Comunicação Institucional, de Rádio e Televisão, de Recursos Humanos, e de Infreaestrutura, que estão relacionados à atuação dos parlamentares e ao funcionamento dos gabinetes. Posteriormente, serão oferecidas novas atividades, como treinamentos e cursos, onde esses conteúdos serão abordados com mais profundidade visando a capacitação das equipes que irão atuar nos gabinetes.

Completando a programação, estão previstas aindas duas "Oficinas de Procedimentos Administrativos", para apresentar aos chefes de gabinetes algumas rotinas e ferramentas de gestão adotadas pela ALMG. As oficinas serão nos dias 8 e 11 de fevereiro, logo após os painéis temáticos, no horário, de 10h30 às 12h15, também na Escola do Legislativo.

Programação informa sobre as tendências do Parlamento e o funcionamento da ALMG.


INSCRIÇÕES PARA PÓS-GRADUAÇÃO SE ENCERRAM NA SEGUNDA-FEIRA, DIA 7

As inscrições para o processo de seleção do curso de especialização "Poder Legislativo e Políticas Públicas" terminam na segunda-feira, dia 7 de fevereiro, às 18 horas. Para se inscrever, o candidato deve apresentar ficha de inscrição preenchida, cópia de documento de identidade, currículo profissional e justificativa da importância do curso para desempenhar suas atividades profissionais (que deve ser redigido em no máximo duas laudas).

O edital e a ficha de inscrição estão disponíveis no site www.almg.gov.br no item Escola do Legislativo, clicando em "Escola" e depois no link do curso. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 2108 3400.

Oferecido pela Escola do Legislativo, o curso de pós-graduação é reconhecido pelo Conselho Estadual de Educação e destina-se a parlamentares e servidores de casas legislativas e a profissionais e cidadãos que interagem com elas. Para essa primeira turma estão sendo oferecidas 40 vagas.


ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA FORMAÇÃO DOS MONITORES DO PJ MINAS 2011

Os servidores de Câmaras Municipais, os professores e os estudantes universitários que irão atuar como monitores na etapa municipal do Parlamento Jovem Minas 2011 já podem se inscrever no curso a distância de formação política "Democracia, Parlamento e Participação", que estará acessível no Ambiente Virtual de Aprendizagem da ALMG (https://ead.almg.gov.br/moodle), na internet, no período de 21 de fevereiro a 25 de março.

O objetivo do curso, que terá o acompanhamento de professores, é capacitar os monitores que atuarão junto aos estudantes do ensino médio e apoiá-los no repasse dos conteúdos teóricos relacionados às temáticas do projeto, como democracia, participação, estrutura e funcionamento do Estado; e aqueles vinculados ao tema central dessa edição: "Drogas – Como prevenir?". O primeiro módulo, sobre "Democracia, participação e Autonomia", será ministrado pela professora do Departamento de Ciências Sociais da PUC Minas e doutora em Educação pela UFMG, Maria Elizabeth Marques; o segundo módulo, sobre "Estrutura e Funcionamento do Estado e Poder Legislativo", terá como professor o procurador da ALMG, Bruno de Almeida Oliveira, mestre e doutor em Direito pela PUC Minas.

O terceiro módulo abordará a temática "Drogas – Introdução e Conceitos" e será ministrado pelos professores do Departamento de Ciências Sociais da PUC Minas, Alexandre Eustáquio Teixeira e Regina de Paula Medeiros, que é também diretora do Centro de Estudos Sociais sobre Drogas e da Associação Brasileira de Estudos Multidisciplinares sobre Drogas. Eles apresentarão os conceitos de drogas em diferentes contextos históricos e sociais, seus diferentes efeitos, as classificações (lícitas e ilícitas), e aspectos do uso, abuso e dependência; além das legislações e políticas (nacional e estadual) sobre drogas.

As Câmaras, que são as responsáveis pela etapa municipal do projeto, é que deverão efetuar a inscrição dos monitores, até o dia 18 de fevereiro, pelo e-mail escola.eventos@almg.gov.br, contendo os seguintes dados: nome completo do aluno/monitor, endereço com CEP, telefone e e-mail, escolaridade e o nome da sua escola ou instituição de origem. Estão participando dessa edição as Câmaras Municipais de Araçuai, Belo Horizonte, Capelinha, Carandaí, Caratinga, Divinópolis, Iturama, João Monlevade, Juiz de Fora, Montes Claros, Ouro Preto, Paracatu, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Santos Dumont, Timóteo, Viçosa e Visconde do Rio Branco.


SEMINÁRIO DA GPI DISCUTIRÁ PLANEJAMENTO DO SETOR PARA 2011

Os servidores da Gerência-Geral de Projetos Institucionais reúnem-se-nesta sexta-feira, dia 11, para fazer uma avaliação do desempenho do setor em 2010 e discutir as formas de trabalho que poderão aprimorar sua atuação frente às expectativas para 2011. O "Seminário Interno de Planejamento Anual GPI –2011" visa também promover a integração da equipe, avaliar a interface com outros setores da Casa e discutir a utilização de novos recursos tecnológicos disponíveis na ALMG. O seminário será realizado no horário de 9 ás 17 horas, na Escola do Legislativo.

Alem de discutir as propostas para viabilizar os objetivos e metas de 2011, os participantes terão palestras para subsidiar as reflexões sobre o trabalho da GPI. O secretário-geral da Mesa, José Geraldo de Oliveira Prado, fará a abertura do encontro, falando sobre "Implicações do Planejamento Estratégico na Atuação da GPI". Em seguida, o diretor de Processo Legislativo, Sabino José Fortes Fleury, apresentará "As Perspectivas dos Eventos Institucionais para 2011". O gerente-geral de Projetos Institucionais, Ricardo Moreira Martins, tratará das temáticas ligadas à avaliação de 2010 e planejamento de 2011.


Agenda

Quinta-feira, 16 de maio de 2024

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