Nome Completo
JOSÉ GUILHERME FERREIRA FILHO
Data de Nascimento
17/08/1956
Naturalidade
Belo Horizonte / MG
Principais Fatos da Vida Profissional e
Política
José Guilherme Ferreira Filho, o Zé Guilherme, é mineiro e nasceu em Belo Horizonte em 1956. É casado com a Professora Marli, vereadora por Belo Horizonte, e pai de dois filhos: o atual presidente da Federação Mineira de Futebol, Adriano Aro, e o ex-deputado federal e presidente do Progressistas de Minas Gerais, Marcelo Aro. Zé Guilherme foi eleito Deputado Estadual em 2018 e reeleito para o seu segundo mandato em 2022, tendo recebido 72.376 votos, quadruplicando a votação que recebeu no primeiro pleito. O expressivo crescimento se deu em razão de sua atuação exemplar na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, sobretudo em defesa das pessoas com deficiência e com doenças raras. Ele é autor da Lei 23.773/2021, que institui diretrizes para a criação de escolas bilíngues em Libras e Língua Portuguesa na rede estadual de ensino, um sonho antigo da comunidade surda que se tornou realidade.
Zé Guilherme também é um defensor da pauta municipalista. As suas emendas parlamentares já promoveram melhorias em diversas áreas, como saúde, educação e infraestrutura, e chegaram em locais que, por muito tempo, foram negligenciados pelo poder público. Graças a esses recursos, vários municípios do interior de Minas conseguiram pavimentar estradas e ruas, reestruturar a atenção primária à saúde, equipar escolas com mobiliários novos, comprar máquinas agrícolas, adquirir equipamentos esportivos e desenvolver estratégias voltadas para a área do desenvolvimento social e econômico. Com grande conhecimento da vida e dos costumes dos mineiros e dos municípios, desde 2013 o parlamentar visita todas as regiões do estado, entendendo as potencialidades e as dificuldades que o povo enfrenta, sobretudo os de menor porte. Zé Guilherme orgulha-se em dizer que já esteve presente em todos os municípios mineiros, e, não à toa, foi votado em quase 800 deles no último pleito.
Atuação Parlamentar na ALMG
Já em seu primeiro mandato, devido à reconhecida experiência diante de seus pares, Zé Guilherme foi eleito presidente da Comissão de Esporte, Lazer e Juventude e também vice-presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, podendo então oferecer a todos os mineiros a experiência adquirida nos dois segmentos ao longo de sua vida. O deputado também foi o líder do Governador Romeu Zema, tendo tido a honra de representar o Governador na ALMG e capitanear importantes pautas para o estado. Agora em seu segundo mandato, mais experiente no parlamento e com muito trabalho realizado, Zé Guilherme foi eleito presidente da Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentaria e é também membro efetivo da Comissão de Redação, duas importantes comissões da Assembleia. Com essas missões, o segundo mandato promete, além de preservar as pautas do primeiro, apresentar resultados do ponto de vista da transparência com o dinheiro público e a desburocratização da legislação do estado de Minas Gerais.
Em seus momentos de lazer, o Lito, como é chamado pela família, gosta de cozinhar e cuidar dos netos, que hoje já são oito. Foi o nascimento da sua neta mais velha, a Maria, que trouxe para ele uma nova missão de vida: tirar da invisibilidade e ajudar milhares de famílias que recebem o diagnóstico de uma doença rara ou deficiência. A Maria tem a síndrome Cornélia de Lange, uma doença genética rara que compromete a estrutura física e o sistema cognitivo. Desde então, ele tem trabalhado para promover o diagnóstico precoce, tratamento adequado e outros direitos dessa parcela da sociedade, seja no parlamento mineiro, seja na Casa de Maria, instituição que foi criada pelos familiares da Maria em 2019 e hoje atende mais de 120 famílias com doenças raras todos os meses. Sempre com um sorriso no rosto, muita atenção e paciência, Zé Guilherme tem, junto com os mineiros de cada canto do estado, construído um mandato diferenciado, com o objetivo de fazer com que os resultados cheguem a quem realmente precisa. Sem barulho, sem alardes em redes sociais, mas com muito trabalho e dedicação, a atuação parlamentar de Zé Guilherme tem sido reconhecida em diversas instâncias, tornando-se um deputado premiado e condecorado pelos mineiros, inclusive com a Medalha de Ordem do Mérito Especial, uma honraria concedida às pessoas que trabalham em prol da coletividade.
Filiação Partidária no exercício do mandato
PRP até 29/09/2019
PP desde 30/09/2019
Partido pelo qual concorreu na eleição
PRP
Legislaturas