Notícias

Transferência de pacientes infantis na rede Fhemig é tema de audiência

Reunião da Comissão de Direitos Humanos, nesta segunda (1º), debate possíveis prejuízos no atendimento a crianças.

Imagem

A Comissão de Direitos Humanos debate em audiência pública, nesta segunda-feira (1º/9/25), os possíveis impactos do fechamento de leitos da unidade de terapia intensiva (UTI) do Hospital Infantil João Paulo II, em Belo Horizonte, e a transferência dos atendimentos para o Hospital João XXIII. A reunião terá início às 14 horas, no Auditório do andar SE do Palácio da Inconfidência, sede da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Ela foi requerida pelas deputadas Beatriz Cerqueira (PT) e Bella Gonçalves (Psol) e pelo deputado Lucas Lasmar (Rede).

A audiência é um desdobramento de visita técnica que outra comissão, a de Administração Pública, fez ao hospital na sexta-feira (29/8). O objetivo era verificar o andamento de obras previstas no local e apurar como foi feita a transferência de crianças para o Hospital João XXIII.

Botão

Obras na unidade infantil têm duração prevista de 60 dias

O Hospital João Paulo II fica na Alameda Ezequiel Dias, no Centro de Belo Horizonte, e integra a rede da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig). O fechamento da UTI pediátrica seria temporário, em função de obras na unidade. A intervenção está prevista para durar 60 dias. Para que ela seja realizada, foram transferidos 16 leitos para a UTI do Hospital João XXIII, juntamente com a equipe de pediatria e os pacientes do João Paulo II. 

Os servidores da unidade, porém, teriam sido pegos de surpresa. Conforme o Sindsaúde-MG, sindicato da categoria, trabalhadores temem que se repita no João Paulo II a situação do bloco cirúrgico do Hospital Maria Amelia Lins, fechado há oito meses por causa de obras e até hoje não reaberto.

A deputada Beatriz Cerqueira fez representação ao Ministério Público de Minas Gerais, por meio da Promotoria de Defesa da Saúde, e ao Tribunal de Contas do Estado pedindo a apuração de possíveis irregularidades na transferência das crianças.

Para a audiência desta segunda, foram convidados representantes do Governo do Estado, inclusive o secretário de Saúde, Fábio Baccheretti Vítor, de servidores e do Ministério Público, entre outros.

Comissão de Administração Pública - visita ao Hospital Infantil João Paulo II

Receba as notícias da ALMG

Cadastre-se no Boletim de Notícias para receber, por e-mail, as informações sobre os temas de seu interesse.

Assine