Notícias

Proposta de implantação de instituto federal no Barreiro motiva audiência pública

Comissão de Educação reúne autoridades e comunidade local para discutirem melhor localização da unidade e garantia de qualidade no ensino.

09/04/2024 - 11:27
Imagem

A proposta de implementação do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) em Belo Horizonte, bem como as opções para sua localização, vão ser debatidas pela Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia. Solicitada pelo deputado Betão (PT), a audiência pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) será nesta quarta-feira (10/4/24), a partir das 9h30, no Auditório José Alencar.

De acordo com o gabinete desse parlamentar, serão analisadas na reunião duas propostas para implementação do IFMG na região do Barreiro. A primeira delas propõe a implantação do instituto no espaço da Escola Municipal Polo de Educação Integrada (EMPoint) e a outra, em um antigo prédio da Cemig.

Botão

Carência por ensino é histórica

A instalação do IFMG no Barreiro, anunciada em março deste ano, atende a uma reivindicação antiga dos moradores, que buscam um melhor acesso ao ensino de qualidade. Atualmente, a região do Barreiro conta com 54 bairros e mais de 300 mil habitantes, os quais têm uma demanda histórica por melhorias na educação.

Segundo o gabinete parlamentar, desde o início das discussões sobre a vinda do IFMG para a Capital mineira, o deputado Betão tem participado, como presidente da Comissão do Trabalho, da Previdência e da Assistência Social da Assembleia. Em parceria com os deputados federais petistas Rogério Correia e Reginaldo Lopes e representações de moradores, Betão tem feito articulações junto ao governo federal em prol do IFMG no Barreiro.

Investimentos

“A nossa luta pelo IFMG Barreiro é uma demanda por educação qualificada a 15 km do centro da Capital”, destacou. Ele acrescentou que a obra garantirá, no curto prazo, um investimento em mão de obra qualificada para atender os dois distritos industriais próximos e os cerca de 4.500 prestadores de serviços da região, além de Contagem, Ibirité, Betim e Sarzedo.

Para a audiência pública desta quarta (10), foram convidados representantes: da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação; da Associação de Moradores do Barreiro, da Secretaria de Educação de Belo Horizonte, do Instituto Federal de Minas Gerais, da Câmara Municipal de Belo Horizonte, da Cemig, entre outros.

Receba as notícias da ALMG

Cadastre-se no Boletim de Notícias para receber, por e-mail, as informações sobre os temas de seu interesse.

Assine