Notícias

Projeto Encontro estreia em Nova Lima neste fim de semana

Parceria entre Assembleia de Minas e Ministério Público, caravana levará à cidade atividades culturais, de cidadania, saúde e serviços.

04/04/2024 - 15:56 - Atualizado em 04/04/2024 - 17:21
Imagem

O Projeto Encontro faz sua estreia neste fim de semana (6 e 7/4/24) em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). A programação gratuita terá mais de 20 atrações, entre as quais Pato Fu e Grupo Giramundo, além de outras apresentações teatrais e atividades de cidadania, meio ambiente, sustentabilidade, saúde e serviços.

Parceria entre a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a caravana vai rodar outros quatro municípios mineradores de Minas para contemplar comunidades atingidas por barragens. A atividade marca os cinco anos da promulgação da Lei Mar de Lama Nunca Mais.

A mascote do Projeto Encontro, a kombi retrô customizada, estará presente, como ponto de apoio para o MPMG e os demais órgãos ligados à defesa do meio ambiente prestarem atendimentos durantes as caravanas. Ela esteve em exposição no hall da Assembleia na última terça-feira, quando foi formalizada a parceria com o Ministério Público, em solenidade no Salão Nobre.

Lista

O presidente da ALMG, deputado Tadeu Martins Leite, ressalta que a iniciativa pretende levar mais informação e serviços a essas comunidades, de forma lúdica. “O projeto vai levar às cidades onde há barragens descaracterizadas informações sobre a Lei Mar de Lama Nunca Mais, que foi uma iniciativa do Ministério Público e da população. E vai levar, especialmente, esperança em um futuro melhor para as comunidades desses locais”, afirma.

Já o promotor de Justiça e coordenador do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente (Caoma) do MPMG, Carlos Eduardo Ferreira Pinto, destaca que o objetivo do projeto é “promover os laços sociais, o convívio comunitário e o respeito ao meio ambiente, de modo a fortalecer o senso de pertencimento e autoestima dessas populações, que vêm enfrentando grandes desafios”.

Atividades são gratuitas

Entre as atrações do Projeto Encontro em Nova Lima, estão nomes importantes da cultura mineira. A banda Pato Fu e o Grupo Giramundo apresentam o espetáculo Música de Brinquedo 2, no sábado (6), às 20 horas, no Teatro Municipal Manoel Franzen de Lima. A entrada é gratuita e os ingressos serão distribuídos uma hora antes do início do show, limitados a dois convites por pessoa até a lotação do espaço.

Já no domingo (7), das 9 às 19 horas, o Espaço Cultural Piero Garzón Henrique recebe o projeto, com atividades de saúde, serviços e cidadania, rodas de conversa, feira de gastronomia e artesanato, contação de histórias e brinquedos para crianças.

Haverá ainda espetáculos teatrais dos grupos Armatrux e Trampulim e apresentações musicais de forró, congado e choro, além do Palco hip hop Conexões. A programação é inteiramente gratuita e voltada para o público de todas as idades. (Veja abaixo a programação completa).

As próximas atividades do projeto serão realizadas em Barão de Cocais, Igarapé, Itatiaiuçu e Mariana, com programação personalizada e baseada na escuta das comunidades. O Projeto Encontro é executado com recursos de medidas compensatórias ambientais direcionados pelos Promotores de Justiça do MPMG.

Acordeão
Lançamento do Projeto Encontro - Parceria entre ALMG e o MPMG

Sábado - 6 de abril - Teatro Municipal Manoel Franzen de Lima

  • 20 horas - Solenidade de abertura e espetáculo Música de Brinquedo 2, com a banda Pato Fu e o Grupo Giramundo

Domingo - 7 de abril - Espaço Cultural Piero Garzón Henrique

  • 9 horas - Encontro da Guarda de Congado de Nossa Senhora Aparecida  e Guarda de Marujo Nossa Senhora do Rosário
  • 9h30 - Autocuidado e criatividade: roda de conversa e oficina de velas - Parceria: Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento (CPCD) 
  • 9h30 - Contação de histórias infantis, com Paula Renata
  • 10 horas - Espetáculo "Uma Surpresa para Benedita", com Grupo Trampulim
  • 11 horas - Forró com Galvão Trio
  • 11 horas - Bolhaterapia
  • 13 às 16 horas - Rua de Lazer com Grupo Atrás do Pano
  • 13h30 - Contação de histórias infantis, com Paula Renata
  • 14 horas - Autocuidado e saúde da mulher - roda de conversa e oficina de tinta de terra - Parceria: CPCD
  • 14h30 - Choro de Lamparina
  • 15 horas - Bate-papo com autores de livros infantis - Parceria: Academia Novalimense de Letras.
  • 16 horas - Contação de histórias "Rimos e Rimas", com Beatriz Myrra
  • 16 horas - Palco Hip Hop Conexões
  • 18 horas - Espetáculo "Nhoque", com Grupo Armatrux

Atividades permanentes

  • 9 às 19 horas - Feira de alimentação e artesanato
  • 9 às 16 horas - Serviços oferecidos gratuitamente à população (Secretarias de Saúde, do Meio Ambiente e de Direitos Humanos, Corpo de Bombeiros, cabeleireiro, distribuição de pipoca e algodão doce)

Receba as notícias da ALMG

Cadastre-se no Boletim de Notícias para receber, por e-mail, as informações sobre os temas de seu interesse.

Assine