Presidente da ALMG recebe documento com propostas de ações para tratar e prevenir obesidade
Comitê de Representação do "Ciclo de Debates Obesidade é Doença" protocolou lista com 52 sugestões.
16/05/2024 - 17:06O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Tadeu Martins Leite (MDB), recebeu, nessa quarta-feira (15/5/24), um documento elaborado pelo Comitê de Representação do “Ciclo de Debates Obesidade é Doença: o desafio é de todos”, que foi realizado pela ALMG em outubro de 2023 para marcar o Dia Nacional de Prevenção da Obesidade, celebrado anualmente em 11 de outubro.
Requerido pelo deputado Coronel Sandro (PL), esse evento serviu para debater formas de aperfeiçoar as políticas públicas para a área de saúde, com foco no tratamento do peso excessivo. Como resultado, o Ciclo de Debates gerou um relatório com propostas para a área.
Coronel Sandro e o presidente da Comissão de Saúde, deputado Arlen Santiago (Avante), acompanharam o chefe do Legislativo no momento em que foi protocolado o documento, que traz 52 sugestões de ação, como requerimentos, Projetos de Lei (PLs) e emendas ao orçamento do Estado. As propostas serão analisadas pela Comissão de Saúde da ALMG.
A entrega do documento foi feita concomitantemente à realização da audiência pública da Comissão de Saúde que debatia os benefícios das Práticas Integrativas Complementares em Saúde (PICs), para tratamento e prevenção do excesso de peso.
As PICs são tratamentos auxiliares à medicina tradicional, como homeopatia, aromaterapia, meditação, reiki e yoga, por exemplo. Presentes há milhares de anos em diferentes culturas e regiões do mundo, as PICs são reconhecidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como tratamentos centrados no cuidado do corpo e da mente.