Parlamentar aborda aniversário do instituto de prevenção do câncer de Patrocínio
No Plenário, deputado Elismar Prado comemorou 33 mil atendimentos no primeiro ano de funcionamento do instituto, ligado ao Hospital de Amor de Barretos.
14/05/2025 - 16:28O deputado Elismar Prado (PSD) celebrou um ano da inauguração do Instituto de Prevenção Júlia do Prado em Patrocínio (Alto Paranaíba). Como lembrou, trata-se da primeira unidade do Hospital de Amor de Barretos (SP) construída em Minas Gerais, voltada para a prevenção gratuita do câncer de mama e de colo de útero.
Além disso, segundo o parlamentar, a carreta de prevenção móvel do instituto também atendeu diversos municípios da região.
Minas conta ainda com outra unidade do instituto, localizada em Unaí (Noroeste). E, conforme contou, esse trabalho vai ser ampliado em breve, com previsão de lançamento de outro hospital, dessa vez em Uberlândia (Triângulo mineiro).
Elismar Prado destacou a importância da prevenção para o diagnóstico precoce de casos e enfatizou que seu mandato, bem como o do seu irmão, o deputado federal Weliton Prado (Solidariedade-MG), são focados em trazer melhorias para essa área.
“Minas Gerais é um Estado muito grande e com muitos vazios assistenciais. Sempre cobramos do Governo do Estado a apresentação de um plano de prevenção e tratamento do câncer em Minas”, contou.
O deputado Grego da Fundação (PMN) reforçou a relevância da prevenção do câncer. “Se descoberto no início, a chance de recuperação é de 80%. Já quando demora, o paciente fica praticamente condenado”, disse.
TikTok
Ao final da reunião, a deputada Amanda Teixeira Dias (PL) subiu à tribuna do Plenário para criticar a primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, porque ela abordou a divulgação de conteúdos misóginos no Brasil por meio do aplicativo chinês TikTok, em reunião do presidente Lula com o presidente da China, Xi Jinping. Lula solicitou apoio do líder chinês para conter este tipo de discurso de ódio.
Segundo Amanda Teixeira Dias, o aplicativo já conta com diretrizes para remoção de conteúdos impróprios. Em resposta, a deputada Beatriz Cerqueira (PT) disse que a crítica feita pela colega deputada reflete uma visão machista e patriarcal, de que lugar de mulher não seria na política.
Além disso, em sua opinião, o comentário da deputada Amanda Teixeira Dias foi feito em momento inapropriado, ferindo regras regimentais.


