Notícias

Tema em foco

Pacote de projetos do Propag é protocolado na ALMG

Vice-governador Mateus Simões se reúne com deputados, nesta quinta-feira (8), às 9h30, na ALMG, para explicar o conteúdo das proposições.

07/05/2025 - 18:15
Imagem

As proposições referentes ao Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag) chegaram à Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) nesta quarta-feira (7/5/25). Os projetos foram protocolados pessoalmente pelo vice-governador Mateus Simões, pouco depois de se reunir com o presidente da ALMG, deputado Tadeu Leite (MDB).

As matérias podem ser recebidas formalmente em Plenário a partir da reunião desta quinta-feira (8), para iniciar sua tramitação. 

Áudio

Também nesta quinta, o vice-governador participa de audiência da Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária (FFO) para apresentar os projetos do Propag aos deputados.

Segundo o vice-governador, foram encaminhados à ALMG dez projetos de lei (PL) para concretizar a adesão de Minas Gerais ao Propag. Outras três matérias de autoria do governador Romeu Zema – dois PLs e uma proposta de emenda à Constituição – já estão em tramitação na ALMG. Essas proposições, que também integram o pacote referente ao Propag, tratam de privatizações das empresas estatais mineiras.

Em declaração à imprensa, Mateus Simões ressaltou a importância do diálogo interinstitucional para a aprovação dos projetos do Propag. Ele destacou que se reuniu com todos os chefes de Poderes para explicar o conteúdo do pacote de leis que precisam ser aprovadas pela ALMG.

Lista

Audiência faz parte do monitoramento da negociação da dívida

A audiência da FFO na qual Mateus Simões vai apresentar os projetos do Propag aos parlamentares será realizada nesta quinta-feira (8), no Plenarinho IV da ALMG, a partir das 9h30. Ela integra as atividades de monitoramento intensivo da renegociação da dívida do Estado com a União, no âmbito do Tema em Foco, do Assembleia Fiscaliza.

Botão

“É a primeira vez na história de Minas Gerais que o Executivo se desloca até a Assembleia Legislativa para fazer uma apresentação, porque é um problema histórico que demanda esse tipo de cuidado. Para nós, é essencial que esses projetos passem pela validação dos deputados e estejam aprovados até o dia 30 de outubro, que é o prazo dado pelo governo federal para que todo o processo legislativo do Propag esteja encerrado”, afirmou o vice-governador.

Mateus Simões estava acompanhado do secretário de Estado de Governo, Marcelo Aro; do líder do Governo na ALMG, deputado João Magalhães (MDB); e do deputado Grego da Fundação (PMN). Da reunião com o presidente Tadeu Leite no Salão Nobre, também participou o 2º-secretário da ALMG, deputado Alencar da Silveira Jr. (PDT). 

O Propag traz regras e contrapartidas para o equilíbrio fiscal do Estado e permite o pagamento da dívida com a União em até 30 anos, com descontos na taxa de juros mediante regras específicas. Os parlamentares o consideram mais benéfico para o Estado do que o Regime de Recuperação Fiscal (RRF), apresentado anteriormente pelo governo federal como solução para as dívidas dos estados.

Vídeo
Entrega dos projetos do Propag à ALMG

Áudio
Escaneie o QR Code com o celular para conferir este audio
Escaneie o QR Code com o celular para conferir este video
ALMG recebeu dez projetos que tratam da adesão de Minas ao Propag. Eles precisam ser analisados pelos deputados até 30 de outubro, prazo dado pelo governo federal TV Assembleia

Receba as notícias da ALMG

Cadastre-se no Boletim de Notícias para receber, por e-mail, as informações sobre os temas de seu interesse.

Assine