Notícias

Neonatologia da Santa Casa de BH será homenageada no Plenário

Reunião Especial nesta quinta (14) vai destacar 50 anos de fundação da unidade, referência em Minas no atendimento de bebês prematuros.

13/03/2024 - 11:35
Imagem

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realiza, nesta quinta-feira (14/3/24), às 19 horas, Reunião Especial no Plenário para homenagear a Neonatologia da Santa Casa de Belo Horizonte pelos 50 anos de sua fundação.

A unidade atende 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS), sendo referência no Estado no atendimento a bebês prematuros e recém-nascidos que pesam menos de um quilo e medem menos de 30 centímetros. A homenagem foi solicitada pelo deputado Lucas Lasmar (Rede).

Botão

Inaugurado em setembro de 1973, o serviço de neonatologia ainda atende bebês com malformações neurológicas, pulmonares, gastrointestinais, geniturinárias (funções genitais e urinárias) e cardiovasculares. Os pacientes são provenientes de cerca de 90% dos municípios mineiros. A instituição também se destaca como a única em Minas a realizar cirurgias para cardiopatia congênita em pacientes do SUS.

Conforme o gabinete do deputado, em 2023, a Neonatologia da Santa Casa BH realizou 1.051 atendimentos, incluindo 621 internações na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) e 430 atendimentos na Unidade de Cuidados Intermediários Neonatais (UCIN). Além disso, foram realizadas 7.596 consultas de pré-natal em gestações de alto risco.

Mortalidade infantil

O requerimento da homenagem ainda ressalta que o Brasil ocupa a 10ª posição mundial em partos prematuros e que, entre 2019 e 2021, mais de 8 milhões de bebês nasceram antes das 37 semanas de gestação no País, segundo dados do Ministério da Saúde. 

Em Minas Gerais, 11% dos nascimentos foram de partos prematuros entre janeiro de 2021 e setembro de 2022, período em que 2.564 bebês prematuros perderam a vida no Estado. O deputado frisa que quanto mais prematuro o bebê, maiores são os riscos de complicações médicas, o que reforça a importância dos cuidados intensivos.

Citação

Lucas Lasmar ainda avalia que o hospital tem uma equipe qualificada e trabalha com método humanizado, sendo o mais importante o atendimento 100% pelo SUS. "Tenho orgulho de ter recebido o convite para ser Guardião da Neonatologia da Santa Casa BH, porque é um serviço que merece toda nossa homenagem e agradecimento", afirma.

Método Canguru

Segundo a Santa Casa, os pacientes da Unidade Neonatal vêm de diversas cidades da Região Metropolitana e do interior do Estado, além de Belo Horizonte.

A unidade ainda destaca em seu site que adota os princípios do método Canguru, atendimento humanizado que favorece o ganho de peso do recém-nascido, diminui o índice de depressão pós-parto e reduz o tempo de internação de bebês prematuros. A iniciativa estimula a presença dos pais, com acesso livre à unidade, e a participação deles nos cuidados com o filho.

Santa Casa BH - banco de imagens
 “Nos últimos anos, a taxa de mortalidade infantil em Minas Gerais aumentou, passando de 10,48 por mil nascidos vivos, em 2020, para 11,72, em 2023. O serviço de neonatologia da Santa Casa BH desempenha um papel crucial na redução desses números, oferecendo cuidados especializados e salvando vidas."
Lucas Lasmar
Dep. Lucas Lasmar

Receba as notícias da ALMG

Cadastre-se no Boletim de Notícias para receber, por e-mail, as informações sobre os temas de seu interesse.

Assine