Fórum Minas Sem Miséria em Uberlândia: inscrição estão abertas
Organizado pela ALMG, o evento tem objetivo de envolver a sociedade na elaboração de um plano estadual e no aprimoramento de políticas públicas.
O município de Uberlândia recebe, nesta sexta-feira (26/9/25), o encontro regional do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba do Fórum Técnico Minas Sem Miséria. Promovido pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), o evento tem o objetivo de envolver a sociedade na elaboração de um plano estadual e no aprimoramento de políticas públicas.
A programação do fórum se estende ao longo de todo o dia, no Campus Glória da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). As inscrições para o encontro podem ser feitas de modo on-line, até as 15 horas de quarta-feira (24), ou presencialmente, na própria sexta (26), condicionadas à disponibilidade de vagas.
A abertura do evento será às 9 horas. Em seguida, haverá palestras de contextualização e debates em grupos de trabalho, do final da manhã até as 18 horas, quando participantes discutem e priorizam propostas de cinco eixos fundamentais para a superação da pobreza:
- Soberania e segurança alimentar e nutricional
- Trabalho digno e educação
- Diversidade, assistência social e saúde
- Moradia, território e meio ambiente
- Controle social e governança do Fundo de Erradicação da Miséria (FEM)
O Fórum Técnico Minas Sem Miséria é organizado pela ALMG em parceria com mais de 70 entidades da sociedade civil e poder público, a partir de uma demanda da presidenta da Comissão de Direitos Humanos, deputada Bella Gonçalves (Psol).
O intuito é colher subsídios para a elaboração do Plano Mineiro de Combate à Miséria, previsto na Lei 19.990, de 2011, que criou o Fundo de Erradicação da Miséria (FEM). O fundo deve custear programas e ações de erradicação da pobreza e da extrema pobreza. Sua coordenação é formada pela ALMG, secretarias de Estado e conselhos estaduais.
Além dos encontros regionais, uma consulta pública no Portal da Assembleia, até o dia 8 de outubro, possibilita a participação de cidadãos que não podem comparecer presencialmente aos debates, permitindo o envio de propostas via internet.
Outros dois encontros regionais ainda vão ocorrer em Araçuaí (Jequitinhonha/Mucuri) e Betim (RMBH). Os dois primeiros foram realizados em Juiz de Fora (Zona da Mata) e Montes Claros (Norte de Minas).
Na etapa final do fórum, no início do próximo ano, representantes dos encontros regionais vão discutir e priorizar propostas já levantadas. Posteriormente, um comitê eleito vai analisá-las na plenária final.
Esse grupo poderá recomendar ao Legislativo mineiro a produção de requerimentos, projetos de lei, emendas a proposições em tramitação ou sugestões ao orçamento do Estado, com foco no combate à miséria.
