Fechamento de sala de apoio para pessoas com deficiência em escola de BH será debatido
Em audiência da Comissão das Mulheres, objetivo será encontrar soluções para evitar suspensão dos serviços.
18/09/2023 - 12:48O anúncio do fechamento das atividades da sala de extensão com unidocência (ensino de várias disciplinas) da Escola Estadual Francisco Sales - Instituto de Deficiência da Fala e Audição (RMBH) será debatido em audiência pública realizada pela Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A reunião será nesta terça-feira (19/9/23), a partir das 14 horas, no Plenarinho II da Casa.
A presidenta da comissão, deputada Ana Paula Siqueira (Rede), autora da solicitação da audiência, explicou que a medida trará muitos impactos na vida de estudantes com deficiência que são atendidos na instituição. Os prejuízos também devem atingir os familiares dos alunos, especialmente as mães, que também prestam auxílio nas atividades.
"Não podemos permitir esse impacto tão forte na vida dessas famílias. Precisamos ouvir e pensar soluções para esse grave problema", afirma a parlamentar.
Já estão confirmados para participar dos debates o coordenador da Defensoria Especializada da Pessoa Idosa e da Pessoa com Deficiência, Estevão Machado de Assis Carvalho; a presidenta da da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB/MG, Michelly Caroline Luiz Pereira de Siqueira e a mãe de uma das alunas, Thayna Caroline dos Santos Cibelis.
Também foi convidado o secretário de Estado de Educação, Igor de Alvarenga Oliveira Icassati Rojas, e a diretora da instituição, Renata de Sá Ferreira Moreira.
Audiência cancelada
A audiência pública que discutiria o fechamento das atividades da sala de extensão com unidocência (ensino de várias disciplinas) da Escola Estadual Francisco Sales - Instituto de Deficiência da Fala e Audição (RMBH) - foi cancelada.
O release a seguir foi publicado em 18/9/23, quando a audiência foi divulgada.