Notícias

Deputados cobram do Estado convocação de Conferência das Cidades

Até o momento, Executivo não fez chamamento para etapa estadual, cujo prazo se encerra no próximo dia 15.

05/04/2024 - 12:36
Imagem

A Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realiza audiência pública, na próxima segunda-feira (8/4/24), para obter esclarecimentos do Governo do Estado sobre a realização da 6ª Conferência Estadual das Cidades, ainda não convocada pelo Executivo. A reunião, solicitada pelo deputado Leleco Pimentel (PT), será às 9h30, no Auditório José Alencar.

Botão

A conferência estadual é a etapa anterior à nacional, convocada, após dez anos, pelo Ministério das Cidades, com o tema "Construindo a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano: Caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social". Os estados precisam fazer as convocações até o dia 15 de abril e realizar os encontros entre 1º de julho e 15 de setembro. A etapa final será em novembro, em Brasília.

Citação

De acordo com o parlamentar, nesta edição serão debatidos problemas graves enfrentados pelas cidades como o déficit habitacional, a falta de acesso à água potável e ao esgotamento sanitário, a mobilidade e acessibilidade urbana precária, a segregação espacial e a desigualdade social. “É urgente que o governador apoie a Conferência em Minas", defende Leleco Pimentel.

Na audiência pública serão discutidas propostas para o desenvolvimento urbano sustentável de Minas Gerais, com foco em cidades inclusivas, democráticas, justas e ambientalmente responsáveis.

Foram convidados representantes de movimentos sociais e populares, entidades da sociedade civil organizada, profissionais da área urbana e acadêmicos.

Entre outros, já confirmaram presença a conselheira nacional do Conselho das Cidades e Representante da Central de Movimento Populares, Usania Aparecida Gomes; a coordenadora da União Estadual por Moradia Popular (Uemp), Maria das Graças de Souza Ferreira; o coordenador Nacional do Movimento Nacional de Luta pela Moradia, Marcos Antônio Landa de Souza; o presidente do Departamento de Minas Gerais do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB/MG), Silvio Romero Fonseca Motta; e o coordenador Estadual das Promotorias de Justiça de Habitação e Urbanismo no Ministério Público de Minas, Leonardo Castro Maia.

Banco de imagens - vista de Belo Horizonte, Praça do Papa
"A Conferência das Cidades é um espaço vital de diálogo, debate e construção de políticas públicas para as cidades de Minas Gerais. É um momento ímpar para todos os setores da sociedade – governo, movimentos sociais, entidades civis, profissionais, academia – se unirem em busca de soluções para o desenvolvimento urbano sustentável.”
Leleco Pimentel
Dep. Leleco Pimentel

Receba as notícias da ALMG

Cadastre-se no Boletim de Notícias para receber, por e-mail, as informações sobre os temas de seu interesse.

Assine