Notícias

Deputado Carlos Pimenta recebe homenagem na ALMG

Na reunião desta terça (13), parlamentar não reeleito foi elogiado pelos colegas por sua seriedade e luta em prol das regiões carentes de Minas. 

13/12/2022 - 18:45
Imagem

A Reunião Ordinária de Plenário desta terça-feira (13/12/22) foi marcada por homenagens ao deputado Carlos Pimenta (PDT), que se despede da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), após sete mandatos consecutivos. O médico-cirurgião foi candidato nas últimas eleições e, mesmo com atuação marcante no Norte e nos Vales do Jequitinhonha e do Mucuri, não conseguir se reeleger.

Botão

Primeiro a subir à tribuna, Carlos Pimenta disse que suas ações parlamentares foram sempre em defesa do povo de Minas, em especial, dos municípios pequenos das regiões mais carentes do Estado. “Sempre procurei fazer com que meu mandato trouxesse maior qualidade de vida à população mineira”, destacou. Também demonstrou orgulho por, depois de 28 anos de atuação na Casa, não ser alvo de qualquer denúncia questionando sua honestidade.

“Aprendi que estar aqui é uma honra e uma oportunidade única de representar a população de Minas”, confessou. Essa representação é marcada pela sua produção legislativa: foram 107 leis que tiveram como origem projetos de autoria dele, como uma que criou o programa estadual de cuidados paliativos. 

Guardiões da democracia

Fazendo referência ao atual momento político brasileiro, Carlos Pimenta fez um apelo aos colegas em favor do respeito à democracia e à liberdade. “O regime democrático no Brasil sofre pressões e ataques de todos os lados; vocês que ficarão nesta Assembleia terão uma dura missão pela frente, de serem guardiões da democracia e das leis”, conclamou.

Tolerância do parlamentar é destacada por colega

Também médico-cirurgião, o deputado Doutor Jean Freire (PT) destacou que ele e Carlos Pimenta são geraizeiros e moram na região onde nasceram, além de terem atuado na Comissão de Saúde da Casa. “Somos de partidos diferentes e já tivemos posições opostas, mas você tem a tolerância, fundamental num homem público. Na Casa, você tem adversários, não inimigos”, elogiou.

Doutor Jean Freire parabenizou Carlos Pimenta por uma característica própria dos médicos, o cuidado, com que este atuou na política, com respeito e amizade. “Tenho muita felicidade de ter sido seu companheiro na Assembleia. Isso é a arte de fazer política”, valorizou.

Em aparte, Carlos Pimenta agradeceu pelas palavras amigas e carinhosas. “Identifiquei-me com sua forma de trabalhar, percorrendo as cidades do Jequitinhonha e do Mucuri; foi um prazer conviver com você. Deixo aqui um amigo, um médico que admiro muito”, elogiou.

Estradas precárias

Noutro momento de sua fala, Doutor Jean Freire criticou a condição das estradas que atendem sua região, especialmente a BR-367. “Quero mais uma vez denunciar o descaso com os Vales do Jequitinhonha e Mucuri", afirmou ele, lembrando que já havia pontuado essa questão durante a reunião do Assembleia Fiscaliza.

Por último, Doutor Jean Freire lamentou os episódios de violência em Brasília, na noite de segunda-feira (12), protagonizados por apoiadores do presidente Jair Bolsonaro. “Por falta de tolerância, vimos as cenas com pessoas que não aceitaram a derrota. Mas o País reafirmou mais uma vez a vitória da democracia”, condenou.

Valorização da saúde

Vídeo

O deputado Virgílio Guimarães (PT) também homenageou o colega que deixa o parlamento. “Carlos Pimenta, para mim, Carlinhos, deixo aqui o meu abraço, minha admiração por você”, disse. Ele exaltou o trabalho do deputado, que direcionou seus mandatos para a saúde e o desenvolvimento social.

“Sempre esteve do lado correto da trajetória histórica de nosso País”, elogiou Virgílio Guimarães, que também não retornará na próxima legislatura.

Desarmamento

Ao final de seu discurso, Virgílio Guimarães demonstrou apoio à proposta do futuro ministro da Justiça, Flávio Dino, que defende o desarmamento da população para garantir a paz social.

Para o deputado mineiro, é necessário trabalhar para que o armamentismo seja desnecessário. Isso se daria com o fortalecimento das forças de segurança e a melhoria dos indicadores sociais e econômicos, que são as causas da violência.

Confiança

Os deputados Dalmo Ribeiro Silva (PSDB), também não reeleito, e Antonio Carlos Arantes (PL) foram outros a parabenizar Carlos Pimenta. “Você, parlamentar sério, correto e ilibado, deixa como legado seu exemplo para todos desta Casa”, declarou o primeiro sobre o colega.

Na mesma linha, Antonio Carlos Arantes valorizou o respeito, a amizade e a confiança como qualidades marcantes de Carlos Pimenta. “Sempre muito confiável, você sai de cabeça erguida e nossas portas continuarão abertas pra você”, reforçou.

Em resposta, Carlos Pimenta agradeceu aos colegas e desejou felicidades a todos. Por fim, agradeceu aos servidores do Plenário e das comissões e aos de seu gabinete. “Saio feliz e leve desta Casa, que para mim foi uma escola de vida. É tão bom quando você cumpre sua missão e sai de cabeça erguida”, concluiu.

Reunião Ordinária - tarde - orador
Reunião de plenário é marcada por despedidas TV Assembleia

Receba as notícias da ALMG

Cadastre-se no Boletim de Notícias para receber, por e-mail, as informações sobre os temas de seu interesse.

Assine