Conflito entre Israel e Hamas volta a ser debatido no Plenário
Deputados falaram, ainda, sobre energia fotovoltaica, investigação de contaminação em Contagem e celebração do Dia do Médico.
18/10/2023 - 18:40O conflito no Oriente Médio voltou a ser tratado no Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), em Reunião Ordinária na tarde desta quarta-feira (18/10/23). Os deputados Betão e Cristiano Silveira, ambos do PT, enfatizaram o veto dos Estados Unidos, durante reunião na Organização das Nações Unidas, à resolução do Brasil que propunha um cessar fogo e um corredor humanitário na região em guerra.
Betão fez uma análise histórica do conflito entre Israel e o povo palestino e criticou colegas que usaram o tema na reunião de terça-feira (18) para, segundo ele, “atacar” o Partido dos Trabalhadores. “Ouvi barbaridades aqui de pessoas que se debruçam sobre os cadáveres da guerra para atacar a militância da esquerda. Não há condolência com as vítimas”, afirmou.
Segundo Betão, o PT condena os ataques contra civis dos dois lados e os ataques em massa contra civis na Faixa de Gaza. Cristiano Silveira complementou que a resposta de Israel está vitimando inocentes e que um “massacre generalizado” não pode ser um efeito colateral da guerra.
Já o deputado Caporezzo (PL) voltou a criticar o tratamento dado ao grupo palestino Hamas, desta vez pela revista Carta Capital. “Ela se recusa a chamar o Hamas de terrorista. É Israel que está sequestrando civis?”, questionou. Em aparte, Eduardo Azevedo (PL) reiterou que o Hamas tem que ser tratado da forma mais ostensiva possível. “Tem deputado que chama Israel de terrorista e genocida”, criticou.
Energia fotovoltaica
Cristiano Silveira também abordou a aprovação, em 2º turno, de projeto de sua autoria que incentiva a instalação de bombas movidas por energia fotovoltaica em poços tubulares. Ele salientou que esses poços, também chamados cisternas, muitas vezes são a única fonte de água para a população do semiárido. O parlamentar lembrou que há lei federal que obriga as companhias de energia a investirem em eficiência energética e que essa pode ser a fonte de recursos para as bombas fotovoltaicas.
Já Ricardo Campos (PT) destacou a notícia de que a presença de larvas na comida do Hospital de Contagem foi uma fraude. O fato ocorreu em setembro e, segundo o parlamentar, agora as apurações feitas pela Universidade Federal de Viçosa, pela Polícia Civil e pela Vigilância Sanitária de Conagem comprovaram que houve sabotagem. Para ele, a motivação é política, em função da ótima aprovação da prefeita Marília Campos, também do PT.
Dia do Médico
O Dia do Médico, celebrado nesta quarta (18), foi lembrado pelo também médico deputado Doutor Jean Freire (PT). Ele fez um relato de sua trajetória profissional de quase 25 anos e destacou o avanço que foi o Sistema Único de Saúde no Brasil. “Fui professor na escola em que estudei e atuei como médico no hospital em que fui porteiro”, citou.
O parlamentar ainda chamou atenção dos estudantes de medicina para que busquem ver o paciente como ser humano e se coloquem no lugar do outro. Por fim, Doutor Jean Freire saudou os profissionais que, neste momento, colocam a vida em risco para salvar outras vidas, seja na Faixa de Gaza ou na África.