Notícias

Comissão de Segurança se reúne para avaliar a estrutura do Corpo de Bombeiros Militar

Queixas encaminhadas à Assembleia envolvem viaturas de combate a incêndios quebradas e unidades sucateadas.

05/06/2023 - 12:30
Imagem

Nesta terça-feira (6/6/23), a partir das 9h30, a Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realiza audiência pública para debater as carências e precariedade da estrutura atual do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), especialmente no que se refere aos recursos materiais e logísticos disponíveis para a adequada prestação de seus serviços.

A reunião, solicitada pelo presidente da comissão, deputado Sargento Rodrigues (PL), será no Auditório do andar SE do Palácio da Inconfidência, sede da Assembleia de Minas.

Botão

Segundo o requerimento apresentado pelo deputado, seu gabinete recebeu informações de que a instituição apresenta diversas precariedades e problemas que vão além da insuficiência de efetivo, principalmente em suas unidades operacionais, tais como viaturas de combate a incêndios quebradas e unidades sucateadas, inobservância da carga horária legal, proibição de trocas e ocorrência de assédio moral.

Já confirmaram participação na audiência pública, entre outros, o coronel Peron Batista da Silva Laignier, diretor de Logística e Finanças do Corpo de Bombeiros Militar; e o presidente da Associação de Servidores do Corpo de Bombeiros e Polícia Militar do Estado de Minas Gerais, sargento Alexandre Rodrigues.

Queixas com relação ao aparelhamento do Corpo de Bombeiros Militar não são novidade. Em dezembro de 2022, a gestão da instituição foi tema de reunião realizada no âmbito do Assembleia Fiscaliza, encontros que visam a prestação de contas pelo Poder Executivo. Na ocasião, o comando do Corpo de Bombeiros admitiu a carência de pessoal.

Também naquela reunião, foram apresentadas queixas de bombeiros de Ribeirão das Neves (Região Metropolitana de Belo Horizonte) de que as viaturas disponíveis estavam em péssimas condições. Além disso, bombeiros de Paracatu (Noroeste de Minas) solicitaram o fornecimento de armamentos mais novos.

O Corpo de Bombeiros Militar atualmente está presente em 89 municípios do Estado. Os comandos operacionais de bombeiros, que são as unidades de coordenação regional do CBMMG, são seis.

As unidades operacionais, distribuídas pelos 89 municípios, incluem 12 batalhões (BBM) e cinco companhias independentes (CIA IND) de bombeiros, bem como as companhias (Cia), pelotões (Pel) e postos avançados (PA).

Assembleia Fiscaliza - informações sobre a gestão do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais

Receba as notícias da ALMG

Cadastre-se no Boletim de Notícias para receber, por e-mail, as informações sobre os temas de seu interesse.

Assine