Comissão da Mulher visita bairro Jardim Liberdade, no Barreiro
Objetivo é percorrer três ruas nesta segunda (11) para verificar impactos da falta de serviços como saneamento na vida das mulheres.
- Atualizado em 11/08/2025 - 18:58A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher realiza nesta segunda-feira (11/8/25), a partir das 14 horas, visita a trechos do bairro Jardim Liberdade, na região do Barreiro, na Capital, para verificar as condições de vida no local.
O ponto de encontro é na praça do Jardim Liberdade ( próxima ao Depósito Casa do Baiano, na Rua Liberdade, 111), com percurso passando pelas ruas do Canal, Cristiano de Almeida e Dona Marieta.
A visita foi solicitada pela deputada Ana Paula Siqueira (Rede), presidenta da comissão da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). O objetivo é conhecer a fundo a situação de violação de direitos e os problemas de saúde que afetam as mulheres residentes nas três ruas, diante da falta de serviços e infraestrutura na região, especialmente de saneamento básico.
Conforme a deputada, é preciso dar visibilidade aos problemas que impactam de maneira desproporcional a vida das mulheres, para que políticas públicas eficazes cheguem a quem mais precisa em comunidades como as que serão visitadas nesta segunda (11).
Essa desproporcionalidade foi também abordada no evento da ALMG Sempre Vivas 2025, realizado pela comissão em março, com o tema "Mulheres e Emergências Climáticas", tendo sido destacado que as mulheres são as mais vulneráveis aos impactos da crise climática, agravados pela precariedade da infraestrutura urbana.
Conforme o gabinete da parlamentar, o estudo “Saneamento é Saúde”, do Instituto Trata Brasil, reforça a gravidade do cenário. Minas foi apontado como o estado com o maior número de internações hospitalares relacionadas à falta de saneamento básico em 2024, totalizando 47.612 casos. No Brasil, foram mais de 344 mil internações por doenças associadas a essa carência.
Para acompanhar a visita ao Jardim Liberdade foram convidados representantes da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, da Prefeitura de Belo Horizonte, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, da Companhia Urbanizadora e de Habitação de Belo Horizonte e da Administração Regional do Barreiro.

