Notícias

Comissão agenda nova reunião para ouvir comando da PM

Chefe da corporação é esperado em audiência, remarcada para esta terça (16), para debater perdas salariais dos policiais.

15/04/2024 - 14:55
Imagem

Como não compareceu à reunião marcada para a semana passada sobre as ações em curso para viabilizar a recomposição das perdas inflacionárias dos policiais militares, o comandante-geral da corporação, coronel Rodrigo Piassi, foi convocado para nova audiência da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A atividade está marcada para esta terça-feira (16/4/24), a partir das 9h30, no Auditório do andar SE do Palácio da Inconfidência.

Botão

O presidente da comissão, deputado Sargento Rodrigues (PL), e o deputado Caporezzo (PL) destacam, no requerimento no qual solicitam a audiência, a defasagem dos vencimentos dos policiais, da ordem de 41,6% a partir de 2015.

Os parlamentares se queixam de o comandante não apenas ter deixado de comparecer à reunião realizada na segunda-feira passada, como não ter justificado ou dado qualquer informação sobre a sua ausência.

Citação

Ambos lembraram o compromisso de recompor as perdas inflacionárias assumido pelo governador Romeu Zema (Novo) duas vezes, mas não cumprido. Além disso, afirmam que o governo vem descumprindo a Lei 24.260, de 2022, a qual obriga o Poder Executivo a divulgar, em janeiro, o percentual acumulado do índice de revisão geral anual da remuneração de seus servidores relativo ao exercício anterior.

Por fim, os deputados lamentam o atual poder de compra dos policiais com as perdas inflacionárias, situação agravada pelos cortes de convênios do Instituto de Previdência dos Servidores Militares do Estado (IPSM) com hospitais, clínicas e profissionais da área da saúde.

Lista
Comissão de Segurança Pública - debate sobre a recomposição das perdas inflacionárias dos policiais
“Um total desrespeito à comissão. A função de fiscalização nos obriga a cobrar informações. O comandante é a única pessoa autorizada a falar sobre política salarial na corporação. Queremos saber o que ele tem feito.”
Sargento Rodrigues
Dep. Sargento Rodrigues

Receba as notícias da ALMG

Cadastre-se no Boletim de Notícias para receber, por e-mail, as informações sobre os temas de seu interesse.

Assine