Notícias

Atuação da Paróquia São Sebastião será debatida em audiência

Localizada no bairro Betânia, na Capital, unidade da igreja atua no protagonismo de mulheres, completando 50 anos de fundação.

29/05/2023 - 12:20 - Atualizado em 29/05/2023 - 13:53
Imagem

A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher debate em audiência pública nesta terça-feira (30/5/23), às 14 horas, a importância histórica da Paróquia São Sebastião, localizada no bairro Betânia, Região Oeste de Belo Horizonte.

Atuante na promoção do protagonismo de mulheres e famílias da Capital, a paróquia contribui para o desenvolvimento socioeconômico da região, em parceria com a Comunidade Missionária de Villaregia.

A reunião foi pedida pela deputada Ana Paula Siqueira (Rede), que preside a comissão, e será realizada no Auditório do andar SE da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

Botão

A audiência também vai homenagear a paróquia por seu Jubileu de Ouro. A história desses 50 anos, contudo, começou bem antes, em 1932, época em que o bairro Betânia ainda não existia, só havendo matas e sítios com muitas plantações na área, então conhecida como Várzea de Felicíssimo.

No local morava a família do senhor João Alves do Vale, católico que resolveu doar para a igreja o terreno onde foi construída a antiga “Capelinha", em local que até então pertencia à Paróquia São José do Calafate.

Muitos fatos se desenrolaram até 1973, quando a capela foi decretada Paróquia de São Sebastião da Vila Betânia, sendo construída a casa paroquial e grande parte do centro social, com a união e o trabalho da comunidade, tendo início a trajetória desse jubileu.

“É preciso reconhecer e valorizar essas iniciativas de compromisso com a coletividade e a promoção da justiça social. O Centro de Acolhida, por exemplo, nasceu à partir da preocupação do trabalho infantil e da empregabilidade das mulheres e se mantém com o apoio e trabalho que envolve todo o bairro”, explica a deputada.

Reunião Ordinária - tarde - oradora

Receba as notícias da ALMG

Cadastre-se no Boletim de Notícias para receber, por e-mail, as informações sobre os temas de seu interesse.

Assine