Assembleia se ilumina em apoio à campanha Agosto Laranja
Iniciativa se soma às ações de conscientização sobre a esclerose múltipla, do diagnóstico precoce ao tratamento adequado.
Durante uma semana, deste domingo (23/8/26) até o próximo (30), a fachada do Palácio da Inconfidência, sede da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), se ilumina na cor laranja, em apoio à campanha Agosto Laranja, dedicada à conscientização sobre a esclerose múltipla.
A iniciativa, que atende à solicitação do deputado Lucas Lasmar (Rede), soma-se às ações de mobilização em torno do Dia Nacional de Conscientização sobre a Esclerose Múltipla, celebrado anualmente em 30 de agosto. A data tem como objetivo dar maior visibilidade à doença e informar a população sobre a importância do diagnóstico precoce e do tratamento adequado.
A esclerose múltipla é uma doença inflamatória crônica que afeta o sistema nervoso central. O sistema imunológico passa a agredir a bainha de mielina, espécie de capa protetora que envolve os neurônios, podendo comprometer a transmissão das informações pelo sistema nervoso e provocar várias manifestações.
A doença pode apresentar diferentes sintomas e formas de manifestação, como fadiga intensa, depressão, fraqueza muscular, alteração da coordenação motora e dores articulares. Por isso, a identificação em estágio inicial e o encaminhamento adequado para atendimento especializado são importantes para o tratamento e o prognóstico dos casos.
Laços da Consciência
Na ALMG, o Agosto Laranja integra o programa Laços da Consciência, que reúne ações de sensibilização sobre o bem-estar social dos mineiros, em especial, adesão a causas relacionadas à saúde.