Notícias

Adultização infantil é tema de 5º Encontro com a Procuradoria da Mulher

O assunto tem sido debatido em todo o país e já resultou em lei federal sancionada neste mês.

Imagem

Para fortalecer o debate nacional sobre o risco das redes sociais na exploração de crianças e adolescentes, a Procuradoria da Mulher da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) promove o 5º encontro de 2025 com o tema “Adultização infantil”. O evento será nesta quinta-feira (2/10/25), a partir das 15 horas, no Auditório SE do Palácio da Inconfidência.

Botão

O assunto será abordado pela desembargadora do Tribunal Regional Federal da 6ª Região, Simone dos Santos Lemos Fernandes. Simone também é desembargadora na Corregedoria do Conselho Nacional de Justiça e doutora em direito público pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

O tema já vem sendo discutido no Brasil há algum tempo, mas tomou maior proporção após divulgação do youtuber Felca denunciando exploração sexual de crianças, que resultou na prisão do influenciador Hytalo Santos e seu marido, MC Euro. Em 17 de setembro deste ano, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a Lei 15.211, que institui o Estatuto Digital da Criança e do Adolescente.

“As nossas meninas precisam ser respeitadas. Então é muito importante a gente falar sobre esse assunto aqui, na escola, em todo lugar”, afirma a procuradora-geral, deputada Ione Pinheiro (União), ao convidar a sociedade para participar da reunião, presencialmente ou de maneira remota.

A série de encontros com a Procuradoria busca disseminar informações sobre políticas públicas, ações e programas voltados para a equidade de gênero e para o combate de todas as formas de violência contra a mulher.

A Procuradoria da Mulher foi criada em 2021, por meio da Resolução 5.590, que também instituiu a Bancada Feminina da ALMG. O objetivo é fortalecer uma rede de proteção entre mulheres de todo o Estado, incentivando a implantação de estruturas similares em câmaras municipais. Ela também traz visibilidade e qualifica o debate em torno das agendas ligadas às mulheres.

Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher - debate sobre prevenção e proteção à violência contra criança e adolescente

Receba as notícias da ALMG

Cadastre-se no Boletim de Notícias para receber, por e-mail, as informações sobre os temas de seu interesse.

Assine