ALMG homenageia Associação Mineira de Reabilitação
Reunião Especial do Plenário nesta sexta (10) vai celebrar 61 anos da atuação da AMR em prol da reabilitação neuromotora de crianças em situação de vulnerabilidade.
Reunião Especial do Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) vai homenagear a Associação Mineira de Reabilitação (AMR) pelos 61 anos de sua fundação. A celebração será nesta sexta-feira (10/10/25), às 10 horas, e atende a requerimento do presidente da ALMG, deputado Tadeu Leite (MDB).
Instituição filantrópica sem fins lucrativos, a AMR atende há mais de seis décadas crianças e adolescentes com deficiência física e em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Hoje são quase 500 crianças e adolescentes atendidos, de Belo Horizonte e de outras 29 cidades da Região Metropolitana.
Tendo como objetivo promover a inclusão social por meio da reabilitação neuromotora, a associação é referência no atendimento interdisciplinar. Conta com uma equipe especializada em fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia, terapia ocupacional, esporte terapia, musicoterapia, odontologia, nutrição, ortopedia, serviço social, setor de inclusão, psiquiatria e neuropediatria.
Em 2022, foi reconhecida como a melhor ONG de Saúde do Brasil pelo prêmio Melhores ONGs, concedido a organizações não governamentais que se destacam em sua atuação.
No ano passado, a associação mineira ficou entre as 100 melhores ONGs do País e este ano foi reconhecida como a ONG mais lembrada em Minas Gerais no Prêmio Melhores ONGs MG, além de ter recebido Medalha Ordem do Mérito Legislativo, concedida a instituições e pessoas por serviços prestados em prol do desenvolvimento e da cidadania.
Sequelas da poliomielite motivaram criação
Em 1964, época em que havia um grande número de crianças com sequelas da poliomielite, ou paralisia infantil, o médico fisiatra Márcio de Lima Castro retornou de cursos de especialização em reabilitação feitos no exterior com a vontade de criar um centro para tratamento de reabilitação física e neurológica para crianças.
Na ocasião, pessoas com menos condições financeiras quase não tinham acesso a tratamentos adequados e, a partir dessa realidade, foi idealizada por ele a AMR. A reunião de constituição da Associação Mineira de Reabilitação se daria em 27 de julho de 1964.
A associação conta com o apoio de várias empresas e instituições, recebendo doações também da sociedade e mantendo a ação “Apadrinhe um criança”.
