PAULO HENRIQUE ROCHA SILVA, coordenador do Grupo de Trabalho 3
Discurso
Legislatura 20ª legislatura, 3ª sessão legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 26/09/2025
Página 4, Coluna 1
Indexação
30ª REUNIÃO ESPECIAL DA 3ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 20ª LEGISLATURA, EM 19/9/2025
Palavras do coordenador Paulo Henrique Rocha Silva
Bom dia a todos vocês, participantes do Parlamento Jovem. Cumprimento todos da Mesa. Eu fiz parte do GT 3, Subtema 2, “A organização das políticas culturais e a participação social” É interessante a gente tocar nesse assunto, principalmente pelo fato de que muitos jovens queriam estar no nosso lugar aqui. Foi bem difícil – eu sei – poder chegar até aqui. A nossa vinda foi parte de uma votação. A gente foi eleito – é uma festa para cada um de vocês que estão aqui!
A parte que eu queria destacar é a da participação social do meu subtema. Eu achei muito interessante essa questão, porque muitos jovens não têm a participação social necessária para poder exigir os seus direitos, e, com isso, ficam muito travados. Nós, que somos jovens, precisamos saber reconhecer os nossos direitos e lutar por mais direitos ainda.
Assim como o Hebert, que conversou muito comigo e abriu um pouco a minha mente, nós chegamos ao consenso de que, de fato, é necessário ter o conhecimento para tudo isso. A participação social é muito mais importante, de forma geral, porque não adianta nada a gente ter a cultura, a gente ter os direitos, e ninguém conseguir interagir com isso, isto é, ninguém conseguir obter esses direitos. Mas, de forma geral, foi isso que fizemos no meu grupo e no meu subtema. Foi muito interessante. Todo mundo discutiu bastante. Eram pessoas bem acaloradas até. A gente conseguiu chegar a um consenso. De fato, todos que eram do meu GT eram muito inteligentes. Achei engraçado isso, porque, mesmo as discussões sendo contrárias e tudo mais, a gente conseguiu chegar a um consenso, bem tranquilos. E é isso, gente. Bom dia.
A presidenta – Muito Obrigada, Paulo. Convido Rayany de Cássia Holanda Ferreira.