DEPUTADA ANA PAULA SIQUEIRA (REDE), presidente "ad hoc"
Discurso
Legislatura 20ª legislatura, 3ª sessão legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 26/09/2025
Página 2, Coluna 1
Evento Parlamento Jovem de Minas 2025 (tema: “Juventude e direitos culturais”)
Indexação
30ª REUNIÃO ESPECIAL DA 3ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 20ª LEGISLATURA, EM 19/9/2025
Palavras da presidenta (deputada Ana Paula Siqueira)
Parlamento Jovem! Que alegria ver este Plenário repleto de juventude, repleto de sonhos e, com certeza, com um trabalho construído para que a gente possa fortalecer as políticas de cultura do Estado de Minas Gerais.
Sou a deputada estadual Ana Paula Siqueira e estou presidenta da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher aqui, na Casa. Além disso, coordeno também a Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Criança, do Adolescente e da Primeira Infância e estou aqui hoje representando a nossa Casa Legislativa, acolhendo cada uma e cada um de vocês de forma muito calorosa, respeitosa e cheia de muita esperança.
Antes de passarmos para o rito formal da nossa sessão, eu vou quebrar um pouquinho o protocolo porque é natural da juventude quebrá-lo, não é? Eu fui muito confundida hoje com alguns de vocês. O segurança falou comigo assim: “Aqui não pode entrar”. Ele olhou para mim e falou: “Oh, deputada, desculpe, você está igual aos meninos”. Eu falei: “Jovem há mais tempo sempre conserva a boa juventude”.
Antes de iniciar, eu queria convidar, para se posicionarem à frente, pessoas que considero muito importantes no contexto da política do nosso Estado de Minas Gerais. Eu queria convidar Flávia Letícia Ferreira, que é vereadora do Município de Santos Dumont. Flavinha – Flavinha está aí? Chegue aqui e se posiciona à frente -; Antonio Jorge Gonçalves Costa, vereador de Joaquim Felício; Ane Rose Vieira Freitas, presidenta da Câmara Municipal e vereadora do Município de Prata – cadê os vereadores e as vereadoras? Fiquem aqui na frente -; Aleksandro José da Silva, vereador de Rio Piracicaba; André Luiz da Silva, vereador de Guanhães; Rafael Garcia Furtado, presidente da Câmara de Mar de Espanha; Sérgio Mauro Ferreira Ribeiro Júnior, vereador de Mar de Espanha; David Albert, vereador de Nova Ponte; Francisco Caetano da Silveira, vice-presidente da Câmara de Cruzília; Adileila Rosa Gonçalves, vereadora de Guanhães; Márcio Raimundo Moura, vereador de São Gonçalo do Rio Abaixo; João Carlos Ferreira Batista, vereador de Astolfo Dutra; Luiz Carlos Marcelo, vereador de Astolfo Dutra; Pericle Mazzi filho, vereador de Extrema; Dorival Marcos de Oliveira, vereador de Santos Dumont; Doglas Tayrony, vereador de Joaquim Felício; Jairo Apolinário, vereador de Joaquim Felício; Sérgio Ricardo, presidente da Câmara de Monte Sião; meu querido parceiro Mattheus Martins Leão, vereador do Município de Nova Era; querido vereador Marquinho, do Município de Nova Era; Ivanilza Borges, vereadora de Unaí; Maria das Dores Campos, presidenta da Câmara de Unaí; Yago Souza – não sei se ele é vereador, se é assessor; está escrito assessor. Se for vereador, venha aqui para a frente; se for assessor, a gente registra a presença -; Ana Rios Fontoura, vereadora de Varginha; Cássyo Pousas Vieira, vereador de Inhapim; Raissa Carvalho Rocha, vereadora e presidenta da Câmara de Minduri; Marlon Túlio Pessoa, vereador de São Gonçalo do Rio Abaixo; Tatiana Aparecida, vereadora e presidenta da Câmara de Córrego do Bom Jesus; Tiago Braz, vereador de Poços de Caldas; Lucas Arruda, vereador de Poços de Caldas; André, vereador de Guaranésia. Gente, está faltando folhinha de registro de presença. Há mais vereadores e vereadoras que eu encontrei e não falei o nome. Quem mais? Vereador… Venha para cá, gente. Registro a presença dos demais vereadores cujos nomes eu não registrei, porque a lista não chegou para a gente. Vocês se inscreveram, fizeram a inscrição de vocês? Venham para cá. Olha que maravilha, gente! Temos mais vereadores e vereadoras por aqui? Há vereador na galeria?
Vocês se ajeitam para a gente fazer uma foto? Organizem-se. Há muito jovem. Pode abaixar, ficar agachadinho. Eu queria pedir aos componentes da Mesa para ficarem de pé, para que a gente também apareça na foto. Eu queria pedir ao Parlamento Jovem de 2025 uma calorosa salva de palmas para os vereadores e vereadoras de Minas Gerais. Quero dizer que cada um e cada uma de vocês representam a nossa esperança de um futuro melhor, de um Brasil justo e democrático na cidade de cada um de vocês.
E, se a gente virar agora para pegar todo mundo lá atrás? Os fotógrafos podem vir para cá. Vocês vão ter que dar um passinho para trás. Levem isso como recordação. Não é todo dia que a gente encontra uma juventude tão vibrante assim. Cheguem um pouquinho para trás.
– Procede-se ao registro fotográfico.
A presidenta – Eu considero muito importante a gente também evidenciar a presença dos vereadores e das vereadoras, porque, para que o Parlamento Jovem aconteça, é necessária essa articulação com as câmaras municipais, não é, Ruth? Cada um de vocês que está aqui veio através de uma articulação com as câmaras. A gente espera que em 2026 haja mais câmaras municipais aqui representadas, mais municípios representados. As inscrições estão abertas até o dia 20 de outubro. A gente espera receber mais vereadores, mais vereadoras e mais jovens do Estado de Minas Gerais aqui.
Agora nós ouviremos, com bastante atenção, o relato das atividades de discussão e votação de propostas nos grupos de trabalho. Os coordenadores que estão comigo à Mesa disporão de até 3 minutos para os seus relatos. Eu vou chamar um a um. Eu os convido a ocuparem a tribuna da Casa para fazerem seus pronunciamentos. Miguel Marques.