Pronunciamentos

DEPUTADO GIL PEREIRA (PSD)

Discurso

Presta homenagem pelo transcurso do 250º aniversário da Polícia Militar de Minas Gerais – PMMG. Comemora a assinatura do Decreto nº 49.072/2025, que regulamenta a Lei nº 24.931/2024, que institui a política estadual de agricultura irrigada sustentável, dispõe sobre a outorga coletiva do direito de uso de recursos hídricos e dá outras providências. Presta homenagem pelo transcurso do 168º aniversário do Município de Montes Claros, elogiando a atual gestão do município e destacando investimentos da Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig – na cidade.
Reunião 42ª reunião ORDINÁRIA
Legislatura 20ª legislatura, 3ª sessão legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 09/07/2025
Página 54, Coluna 1
Aparteante CHIARA BIONDINI
Indexação
Normas citadas DEC nº 49072, de 2025
LEI nº 24931, de 2024

42ª REUNIÃO ORDINÁRIA DA 3ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 20ª LEGISLATURA, EM 8/7/2025

Palavras do deputado Gil Pereira

O deputado Gil Pereira – Boa tarde a todos e a todas; boa tarde, Sra. Presidente, deputada Leninha. Hoje temos três temas importantes. Primeiro quero saudar pelos 250 anos a nossa gloriosa Polícia Militar, a melhor Polícia Militar do Brasil. Nós temos um orgulho muito grande de ter uma instituição com 2 centenários e mais 50 anos. Vemos as pessoas, cada vez mais, agradecidas porque ela defende a vida e leva segurança, o que, realmente, dá aquele sentido de amor que sente pelos mineiros. Então queremos saudar todos da Polícia Militar – do soldado ao coronel. Ficamos muito alegres e honrados de termos essa Polícia Militar comprometida com o cidadão mineiro. Parabéns à nossa gloriosa Polícia Militar pelos seus 250 anos! Que venham outros 250 anos! Parabéns a todos os militares de Minas Gerais!

Quero também falar que hoje estive no Palácio Tiradentes com o governador, assinando um decreto importante que fala sobre as barragens. O projeto de lei é do nosso deputado Antonio Carlos Arantes, e o deputado Raul Belém foi o relator. Isso é de grande importância para Minas Gerais, em especial para o Norte de Minas. A segurança de barragens é um tema fundamental. Agora, com essa lei e com esse decreto assinado hoje pelo governador, nós vamos poder ter irrigação de pequeno e de médio porte, com mais celeridade. Na nossa região, por exemplo, chove 700mm, 1.000mm. Essa água sai pelos córregos, vai para o Rio Verde, cai no Rio São Francisco e vai para o mar. Agora não. Nós vamos poder fazer barraginhas e barragens para reter esse excesso de água que vai para o mar. Nós queremos que o rio tenha essa mesma vazão, mas que a água possa ficar perenizada ali e que haja água nas barragens para que o pequeno produtor possa fazer irrigação. E havendo irrigação, vamos ter emprego, vamos ter alimento de mais qualidade e logicamente mais barato para a população de Minas Gerais e do Brasil.

Sra. Presidente, outro tema que eu gostaria de tratar aqui é a Cemig. No dia 3 de julho tivemos o aniversário da nossa cidade de Montes Claros. Mais uma vez, quero mandar um abraço a todos os filhos e filhas de Montes Claros, aqueles que nasceram lá ou que são filhos por adoção. Todos são filhos de Montes Claros. Nesses 168 anos, a gente tem o privilégio de ter um prefeito como o Guilherme Guimarães e o vice Otávio, ter realmente uma cidade que está dando continuidade ao trabalho que o nosso saudoso prefeito Humberto Souto começou em 2017. Foram oito anos de gestão do Humberto. A cidade mudou, a cidade consertou e agora está em outro patamar. Ela está mais eficiente, mais tecnológica e mais inteligente sob a gestão do prefeito Guilherme Guimarães e do Otávio. A gente vê que realmente Montes Claros avança com investimentos, com mais de 250 obras sendo entregues, com grandes obras sendo preparadas para o futuro e com a inauguração de fábricas no dia 3 de outubro.

A deputada Chiara Biondini (em aparte) Perdão, Gil. Eu tenho que ir para a FFO. Obrigada pelo aparte. Queria só falar do que está acontecendo na região da Pampulha, onde eu moro, que é a falta de segurança dos moradores. Nesse último mês, tem crescido o número de bandidos invadindo casas, abordando pessoas nas ruas, roubando correntinhas, roubando celular. As pessoas daquela região estão cansadas de ir trabalhar e ficar preocupadas se vão voltar e ter as suas casas seguras, ter as suas casas intactas ou se serão surpreendidas por alguma situação. Elas estão com receio de dormir – a Pampulha é uma região de muitas casas –, porque alguém pode entrar nas suas residências, e de sair com algum pertence para andar numa rua ou outra, para ir à academia ou ao salão de beleza e ter sua correntinha ou o seu celular roubado. Então, nós, da região da Pampulha, estamos cansados da falta de segurança. Por isso, estou convocando uma audiência pública agora, na próxima terça-feira, dia 15, às 17 horas, para discutir, junto com a Polícia Militar, a Polícia Civil, o governo do Estado e a prefeitura, como podemos diminuir esse aumento absurdo nos índices de criminalidade na região da Pampulha. Quero falar em nome dos pampulhenses que estão realmente sofrendo e dizer que eu, enquanto deputada desta Casa, farei o possível para trazer segurança de novo para essa região tão bonita e tão importante, que é a região da Pampulha. Obrigada, Gil.

O deputado Gil Pereira Parabéns, deputada Chiara! V. Exa. está sempre pensando na população de Belo Horizonte e na sua segurança.

Como eu estava falando, no dia 3 de julho, Montes Claros fez 168 anos, com uma gestão de cidade inteligente, sob a batuta agora do prefeito Guilherme Guimarães e do vice Otávio. A gente tem muita alegria de dizer que a cidade está muito bem cuidada. É uma gestão diferenciada, é uma cidade inclusiva, é uma cidade inteligente, é uma cidade tecnológica e que cuida do cidadão. Por isso queremos parabenizar todos os filhos e as filhas de Montes Claros, na pessoa do nosso prefeito Guilherme e do vice-prefeito Otávio.

Montes Claros também recebeu um grande presente no dia 3 de julho. Na verdade, no dia 4 foi a inauguração da planta solar, com capacidade de 85MW, fruto de um investimento de R$500.000.000,00, feito pela Cemig. Então parabenizamos a Cemig e agradecemos esse investimento. Nós quem elaboramos a lei de geração distribuída, que hoje já possibilita mais de 4,6GW de energia solar fotovoltaica. Trabalhamos também a favor das subestações da Aneel para viabilizar a instalação dessas plantas centralizadas. Essa planta foi inaugurada agora em Montes Claros, com 85MW, e já contabilizamos mais de 7GW em plantas centralizadas no nosso estado. Hoje Minas Gerais já tem mais de 12GW de energia solar fotovoltaica, principalmente no Norte de Minas.

A gente agradece à Cemig porque, depois de 20 anos da inauguração da Usina de Irapé – também uma luta nossa, iniciada em 1999 e finalizada em 2006 –, comemoramos a inauguração de mais uma planta geradora. Agora, de geração de energia solar fotovoltaica, na cidade de Montes Claros. São duas no Norte de Minas: uma em Grão Mogol e agora a solar, em Montes Claros. Parabenizamos a Cemig e reconhecemos que a empresa vem melhorando muito o seu desempenho. Hoje os investimentos chegam à ordem de R$59.000.000.000,00. Sem dúvida, para mim, a Cemig é a companhia elétrica do nosso país. A gente ouve muito falar em privatização, mas duvido que haja uma empresa privatizada melhor que a Cemig.

Não quero falar mal da Enel nem de outras empresas privatizadas, mas não tenho dúvida de que a Cemig está no rumo certo, no direcionamento certo, sob a batuta do presidente Reynaldo. Contamos com o diretor de Distribuição, Dr. Marney, com o Celso e com outros diretores comprometidos com a companhia. Já temos 137 subestações reconhecidas e energizadas, dentro do planejamento da Cemig, que prevê 200 subestações até 2026; faltam, portanto, 73 para completar esse número.

Temos que nos orgulhar, pois, até 2028, vamos alcançar a meta de 30.000km de rede de luz trifásica, especialmente para as pessoas que moram no campo, substituindo a rede monofásica pela trifásica. Sentimo-nos muito privilegiados com isso porque lá, no campo, as pessoas usarão essa luz para produzir alimentos, para funcionamento de freezers, para armazenar produção de leite e tantas outras demandas que exigem energia trifásica que aguente os motores dos equipamentos do pequeno e médio produtor.

A gente vê também que a Cemig é uma das poucas companhias que possui a nota AAA em sustentabilidade, que poucos países do mundo conseguem. Então nós ficamos alegres. Ela também nos orgulha por ter sido aprovada pelas agências de rating com AAA. Então, parabéns à Cemig, parabéns à sua diretoria. Quando a gente vai lá, a gente é muito bem recebido pela Fernanda e pelo Alexandre.

Quero dizer também que a Cemig tem um novo serviço, que é o Agro. Ela está levando o Agro a cada região do Estado sob a coordenação do vice-presidente Marcos Montes, que tem feito um belo trabalho para ajudar o homem do campo. Ele já foi ministro da Agricultura, foi deputado federal, presidente da Frente Parlamentar do Agro. Então tem uma experiência muito grande e veio somar-se à Cemig agora. Em todas as regiões do Estado, nós temos agora também as superintendências que atendem não só os prefeitos, o poder público, mas também atendem muito bem os empresários, os micro e pequenos produtores rurais, comerciais, industriais. Então, realmente, houve um avanço muito grande.

Portanto a gente quer parabenizar a Cemig e, principalmente, todo funcionário da Cemig, todo colaborador da Cemig. Nós temos orgulho de dizer que essa é a melhor empresa de geração, transmissão e distribuição do nosso país. Viva a Cemig! Viva os seus trabalhadores! Por isso, temos que aplaudir sempre a Cemig, porque ela vem fazendo, cada vez mais, um belo trabalho, principalmente na interiorização do serviço para o povo mineiro. Então, parabéns, Cemig; parabéns para a sua diretoria; parabéns para seus colaboradores, para seus funcionários. Os nossos aplausos e o nosso reconhecimento! Muito obrigado, nossa presidente Leninha, por nos permitir ocupar esta tribuna hoje. Muito obrigado.