Pronunciamentos

FERNANDO PASSALIO, Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, representante do governador - MG - Romeu Zema

Discurso

Homenagem à Associação das Indústrias Sucroenergéticas de Minas Gerais – Siamig – pelos relevantes serviços prestados para a produção sustentável de cana-de-açúcar, açúcar, etanol e bioenergia.
Reunião 21ª reunião ESPECIAL
Legislatura 20ª legislatura, 1ª sessão legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 26/09/2023
Página 7, Coluna 1
Indexação
Proposições citadas RQN 592 de 2023

21ª REUNIÃO ESPECIAL DA 1ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 20ª LEGISLATURA, EM 21/9/2023

Palavras do Sr. Fernando Passalio

O Sr. Fernando Passalio - Boa noite! Eu queria iniciar cumprimentando o presidente desta Casa, o deputado Tadeu Leite, e parabenizando-o pela gestão que tem feito. Que bom que a Assembleia está num clima realmente de construção! Isso para a gente é importantíssimo e merece o nosso registro e reconhecimento. Eu queria cumprimentar também o meu amigo Mário Ferreira Campos Filho, presidente da Associação das Indústrias Sucroenergéticas de Minas Gerais, que tem feito um trabalho maravilhoso. Sua fala, Mário, já resume a importância econômica, social, ambiental. É ESG, é tudo! É incrível como é um setor importante, portador de passado, presente e futuro. Parabéns pelo brilhante trabalho, Mário.

Eu queria cumprimentar e parabenizar o meu amigo deputado Raul Belém, autor desta importante homenagem, desse importante reconhecimento a esse setor. Quero dizer que, das 36 unidades que nós temos hoje no Estado de Minas, 22 estão no Triângulo. Então a força do Triângulo Mineiro, para a gente, é motivo de orgulho. Parabéns por essa iniciativa, deputado Raul Belém! Cumprimento o deputado Zé Vítor, que também representa muito bem a nossa região do Triângulo Mineiro, conhece bastante o tema, tem uma vivência dentro do Estado e pode falar, com muita propriedade, com relação ao setor. Cumprimento a minha amiga prefeita de Uberaba, querida prefeita, município que tem o maior volume de cana plantada do País. Realmente, se nós pegarmos os números de Uberaba, veremos que tem sido um município de destaque do nosso Triângulo Mineiro. Parabenizo-a imensamente pelo brilhante trabalho, prefeita. Queria cumprimentar também o amigo presidente do Sebrae e da CDL-BH, Marcelo de Souza, porque, nesse trabalho todo que tem feito para os setores produtivos... Todos os setores produtivos que nós temos hoje na nossa economia têm uma cadeia produtiva que passa pelos pequenos negócios. Então a importância do Sebrae, a transversalidade do Sebrae, que tem uma história muito bonita, é extremamente exitosa. E você, Marcelo, tem feito um trabalho cirúrgico no Sebrae. Agora mesmo eu estava conversando com ele, e ele já falou de coisas e projetos novos. É bom ver o Sebrae assim: vivo. Parabéns, Marcelo! Eu queria cumprimentar também José Francisco, presidente da nossa Companhia Mineira de Açúcar e Álcool, que “anfitria” a abertura da safra. Eu acho que você representa muito bem a força empreendedora e econômica do setor sucroenergético no nosso país. Parabéns!

Eu trago aqui uma breve mensagem do governador Romeu Zema, que chega hoje dos Estados Unidos, numa missão exitosa de vários dias, em que vários protocolos foram assinados, vários investimentos foram atraídos para Minas Gerais. Esteve na Itália, Áustria, Estados Unidos – Estados Unidos, agora, com uma pauta ambiental. E, nessa pauta ambiental, nada mais harmônico que falar de pauta ambiental no ambiente do setor sucroenergético. Há a parte da alimentação, do açúcar, mas há uma parte portadora de futuro, a parte portadora do álcool, do etanol, que teve um passado, teve um presente. E, a cada dia que passa, o Brasil pode se tornar um país, o famoso país do futuro. E eu acho que o etanol está nessa trilha, porque Minas Minas Gerais hoje é o 2º maior produtor. Nós temos também a maior produção de lítio. E, quando a gente fala de motores híbridos – por que não? –, gasolina, etanol e elétrico, Minas Gerais foi preparada para os dois.

A gente fica muito feliz e muito esperançoso de que essas riquezas mineiras possam realmente trazer ainda mais prosperidade, ainda mais atração de investimento, ainda mais emprego e renda, que é um dos grandes lemas que o governador Romeu Zema carrega, desde o seu primeiro dia de gestão.

Por falar em investimento e em atração de investimento, amanhã nós teremos o prazer de ter uma assinatura simbólica dos investimentos, dos bilhões que são investidos por esse setor tão importante da nossa economia. São centenas de milhares de empregos. Uma cadeia produtiva que vai do canavial até a produção de motores. Para a gente, é extremamente importante, extremamente rico apoiar um setor que produz, por exemplo, esse dado que o Mário citou: 2,3GW, 2,5GW de bioeletricidade. Para vocês terem uma ideia, isso seria suficiente para abastecer 30% do consumo de energia residencial de Minas Gerais. É só para se ter uma ideia da grandeza, da transversalidade, da polivalência do setor sucroenergético que nós temos. E é com muito orgulho que Minas Gerais se destaca nesse cenário econômico. Então nada mais conveniente do que estar aqui, na Casa do povo, prestigiando e homenageando um setor que apoia, que ajuda, que gera prosperidade, que gera desenvolvimento econômico, um setor race to zero, um setor ESG, que emprega, que gera valor e que porta futuro. É isso que nós queremos para o nosso estado. O governo de Minas estará sempre de pé e à ordem para apoiar todas as iniciativas para o desenvolvimento desse setor. Muito obrigado a todos. Boa noite.