Debater o Projeto de Lei nº 1.024/2023, de autoria da deputada Beatriz Cerqueira, em tramitação nesta Casa, que cria o Monumento Natural da Cachoeira da Belinha.
Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável
Fale com a ComissãoA Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável analisa projetos e debate assuntos relacionados à área ambiental, como:
- A política e o direito ambientais
- A preservação da biodiversidade, ou seja, dos seres vivos existentes, sejam eles plantas, animais ou microorganismos
- A proteção, a recuperação e a conservação dos ecossistemas (espaços formados pela interação entre seres vivos e meio ambiente)
- O controle da poluição e da degradação ambientais
- A proteção das plantas (flora) e dos animais (fauna)
- A educação ambiental
- As questões relacionadas ao clima
Saiba mais sobre as competências da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – artigo 102 do Regimento Interno da ALMG
Reuniões e visitas
Reuniões e visitas
Debater o avanço da exploração de terras-raras, a soberania sobre minerais estratégicos e os impactos socioambientais dessa atividade no território.
Averiguar os impactos socioambientais relacionados ao avanço da mineração nas comunidades de Antônio Pereira e Botafogo, no Município de Ouro Preto, incluindo a Barragem Doutor, no Complexo Timbopeba
Debater o Projeto de Lei nº 3.727/2025, de autoria do deputado Gil Pereira, que cria o Parque Estadual da Pedra do Cálice.
Debater o Projeto de Lei nº 3.727/2025, de autoria do deputado Gil Pereira, que cria o Parque Estadual da Pedra do Cálice.




