Rádio Assembleia

Áudios

Acompanhe a atualização do nosso conteúdo. A reprodução é livre e gratuita, desde que a fonte seja citada durante a transmissão.
 

  • de: até
Dicas de Pesquisa

Interfere no resultado da pesquisa:
- uso de acentuação. Ex: buscas por “Mário" e “Mario” não retornam os mesmos resultados. 

Não interferem no resultado da pesquisa:
- uso de maiúscula ou minúscula. Ex: buscas “Minas” e “minas” retornam os mesmos resultados;
- termos irrelevantes, que são ignorados. Ex: “Estado de Minas” e “Estado Minas” retornam os mesmos resultados.

Uso de caracteres especiais:
- underscore (_) representa um caracter. Ex: busca por "Lui_" pode resultar "Luis", "Luiz", "Luif";
- percentagem (%) representa nenhum ou mais caracteres. Ex. "Lu%s" traz "Luis", "Lucas", "Lumas", "Luminárias", "Luises".

Mostrando de 1 a 10 de 62 resultados


01/12/2021 18:25 | Mundo Podcast

Lucas Ferraz: Livro investiga execução de guerrilheiros pela esquerda

O jornalista Lucas Ferraz fala sobre a execução de guerrilheiros pelos colegas de luta armada durante o Regime Militar de 1964. Ele é autor do livro Injustiçados: Execuções de militantes nos tribunais revolucionários durante a ditadura, obra que investiga a morte de 4 guerrilheiros pelos companheiros de esquerda. Ferraz explica os principais pontos da pesquisa e comenta porque o assunto virou um tabu. Ele analisa o período da ditadura e como o aparelho repressor do estado contribuiu para a existência desses tribunais de exceção. O jornalista também fala como direita e esquerda tratam do assunto e reforça a necessidade de se olhar para o passado brasileiro.

Compartilhe:
Twitter Facebook
00:33:07 | Download (62102kb)
30/11/2021 18:08 | Mundo Podcast

Thomas Conti: Nova variante do coronavírus

O economista e cientista de dados Thomas Conti avalia os impactos para o Brasil da nova variante do coronavírus. Ele aponta que existem preocupações biológicas por causa das mutações encontradas no vírus, mas reforça que as informações ainda são muito recentes. Ele relaciona o discurso antivacina na Europa e a baixa vacinação em países pobres com o surgimento de novos casos e variantes. Conti aponta que ainda é cedo para se afirmar que esse conjunto de mutações representa o surgimento de uma cepa mais transmissível e avalia se as vacinas existentes conseguirão barrar a doença. O economista comenta a adesão brasileira ao processo de vacinação e pondera que a campanha contrária à vacina no Brasil não obteve sucesso. Ele analisa o desempenho do poder público brasileiro, especialmente a ação da Anvisa, projeta qual será o comportamento da pandemia no próximo ano e especula os possíveis impactos no cenário econômico.

Compartilhe:
Twitter Facebook
00:27:27 | Download (51495kb)
29/11/2021 17:29 | Mundo Podcast

Gisele Craveiro: 10 anos da Lei de Acesso à Informação

A professora Gisele Craveiro comenta os 10 anos da Lei de Acesso à Informação. Ela aponta que a criação da norma deu um marco legal para um direito de todos os cidadãos brasileiros. Craveiro reforça o papel da lei para todas as esferas de poder e aponta que a LAI é um texto ambicioso e tida como avançada por analistas internacionais. A professora avalia se ocorreram retrocessos no atual governo federal e analisa a decisão do Exército de colocar documentos em sigilo por 100 anos. Ela relaciona a Lei de Acesso à Informação e a descoberta do chamado orçamento secreto por jornalistas. Gisele Craveiro destaca que o Brasil é referência mundial de transparência de gastos públicos e reforça as dificuldades da aplicação da lei nos municípios menores.

Compartilhe:
Twitter Facebook
00:29:29 | Download (55296kb)
25/11/2021 17:41 | Mundo Podcast

Emilio Peluso Meyer: Democracia em declínio

O professor Emilio Peluso Meyer analisa uma pesquisa que demonstra que a democracia está em declínio no Brasil. A informação está presente no relatório produzido pela organização International IDEA, sediada em Estocolmo. Meyer avalia os pontos levantados que mostram problemas com a democracia brasileira e sinaliza que a condução da pandemia foi um fator determinante no Brasil e em outros países com regressão democrática apontada no relatório. Ele avalia a situação dos Estados Unidos, pela primeira vez apresentado como uma democracia em declínio, e comenta o caso de nações como Hungria e Polônia. O professor também fala sobre a relação entre deficit democrático e controle do judiciário, além de comentar o fato de um quarto da população mundial viver em regimes democráticos em declínio.

Compartilhe:
Twitter Facebook
00:30:32 | Download (57268kb)
24/11/2021 18:44 | Mundo Podcast

Dep. Raul Belém: A base de Zema na Assembleia

O deputado Raul Belém avalia a atuação da base de governo na Assembleia. Ele comenta a tramitação do projeto de adesão ao Regime de Recuperação Fiscal e o impacto do travamento da pauta da Assembleia por causa do regime de urgência dele. O parlamentar aponta que o governo Zema não teve alternativa na forma de apresentação do projeto por causa das pressões impostas pelo Supremo Tribunal Federal. Belém sinaliza que existem negociações para que suplementações orçamentárias sejam analisadas ainda esse ano e faz uma defesa do Regime de Recuperação Fiscal, além de rebater as críticas da oposição ao projeto. O deputado analisa a relação do governador Zema com a Assembleia, faz um balanço do desempenho do bloco governista em 2021 e projeta o que espera do ano que vem.

Compartilhe:
Twitter Facebook
00:32:48 | Download (61509kb)
23/11/2021 22:18 | Mundo Podcast

Álvaro Pereira do Nascimento: Revolta da Chibata

O historiador Álvaro Pereira do Nascimento fala sobre a Revolta da Chibata. Ele explica esse evento histórico, apresenta o contexto da época e avalia a importância histórica desse movimento dos marinheiros brasileiros contra os castigos físicos impostos pelos superiores. Nascimento comenta o papel desempenhado por João Cândido, líder do movimento, e a polêmica envolvendo o comando atual da Marinha Brasileira contra a inclusão de Cândido no livro de Heróis e Heroínas da Pátria. O historiador avalia essa questão à luz do racismo estrutural do nosso país.

Compartilhe:
Twitter Facebook
00:36:16 | Download (68020kb)
22/11/2021 18:45 | Mundo Podcast

Marcus Pestana: Adiamento das prévias do PSDB

O ex-deputado Marcus Pestana fala sobre as prévias nacionais do PSDB. O partido faz uma disputa entre três postulantes para a escolha do candidato do partido para a eleição presidencial do ano que vem. Pestana explica as razões do adiamento da disputa e afirma que as prévias foram um sucesso do ponto de vista político, uma vez que o processo teria fortalecido a democracia interna do partido. Ele fala sobre os problemas do aplicativo para votação remota e afirma que a equipe técnica está reunida para encontrar uma solução. Marcus Pestana afirma que as prévias não racharam o partido e que diferenças existem dentro da legenda, que é um processo normal. Ele comenta críticas feitas por um dos candidatos da prévia ao deputado federal Aécio Neves e aponta que o candidato a presidente do partido deverá ser João Doria ou Eduardo Leite. O ex-deputado comenta se o PSDB poderá abrir mão da candidatura para compor com um concorrente de outra sigla e avalia a atuação parlamentar da bancada tucana na Câmara.

Compartilhe:
Twitter Facebook
00:32:07 | Download (60241kb)
18/11/2021 17:42 | Mundo Podcast

Silvana Krause: Análise da conjuntura política

A cientista política Silvana Krause passa em revista o noticiário político. Ela comenta as viagens do presidente Jair Bolsonaro e do ex-presidente Lula ao exterior. Krause pontua que a boa recepção do petista na Europa não é novidade, uma vez que ele construiu boas relações com lideranças europeias desde o período dele como sindicalista. Ela também fala da provável filiação de Bolsonaro ao PL e comenta que o partido pode trazer problemas para o discurso do presidente num eventual segundo turno em 2022. A cientista política comenta a entrada do ex-juiz Sergio Moro na disputa e pontua que ele terá dificuldades para emplacar o discurso anticorrupção. Silvana Krause analisa as prévias para a escolha do candidato do PSDB e sinaliza um possível racha entre os tucanos por causa da disputa entre os governadores Eduardo Leite e Joao Doria. Ela comenta, ainda, as articulações políticas de Ciro Gomes e do Centrão.

Compartilhe:
Twitter Facebook
00:38:11 | Download (71619kb)
17/11/2021 17:32 | Mundo Podcast

Dep. Leninha: Bancada Feminina e Procuradoria da Mulher

A deputada Leninha fala da criação na Assembleia de Minas da Bancada Feminina e da Procuradoria da Mulher. A parlamentar explica o significado da criação da Bancada e comenta a diversidade da sua composição na Assembleia. Ela afirma que as deputadas vão buscar pautas comuns e que lidarão com grande responsabilidade com essa conquista. Leninha avalia o impacto do patriarcado na atuação das mulheres nos espaços de poder e afirma que a Bancada estará aberta para o debate com a sociedade. A deputada sinaliza que a atuação conjunta será uma oportunidade de superar a atuação parlamentar individualizada e que elas vão pensar em mecanismos de escuta. Ela também fala do papel da Procuradoria da Mulher, relaciona essa nova instância com o trabalho da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher e avalia as dificuldades para uma maior participação das mulheres na política.

Compartilhe:
Twitter Facebook
00:32:13 | Download (60423kb)
16/11/2021 17:25 | Mundo Podcast

Marcio Astrini: Balanço da COP26

O ambientalista Marcio Astrini faz um balanço da COP26, a conferência do clima das Nações Unidas. Ele avalia se houve avanços nas discussões multilaterais e aponta que os progressos ocorreram de maneira muito restrita. Astrini comenta o papel da China e dos Estados Unidos nos debates e aponta que os debates ocorrem de maneira lenta. O ambientalista fala sobre as discussões a respeito do financiamento por parte dos países ricos dos serviços ambientais prestados pelas nações em desenvolvimento. Marcio Astrini analisa os acordos firmados pelo Brasil e argumenta que seria mais interessante o país executar ações do que assinar compromissos que não serão cumpridos. Ele aponta que o país possui condições para zerar o desmatamento e fala sobre a contradição entre o discurso oficial e os números mostrados pelos cientistas. Astrini comenta, ainda, a participação dos indígenas na conferência e o discurso de que as áreas de floresta representam o empobrecimento da população.

Compartilhe:
Twitter Facebook
00:27:19 | Download (51247kb)


páginas 1/7
IR PARA


Categorias

Veja também