Rádio Assembleia

Áudios

Acompanhe a atualização do nosso conteúdo. A reprodução é livre e gratuita, desde que a fonte seja citada durante a transmissão.
 

  • de: até
Dicas de Pesquisa

Interfere no resultado da pesquisa:
- uso de acentuação. Ex: buscas por “Mário" e “Mario” não retornam os mesmos resultados. 

Não interferem no resultado da pesquisa:
- uso de maiúscula ou minúscula. Ex: buscas “Minas” e “minas” retornam os mesmos resultados;
- termos irrelevantes, que são ignorados. Ex: “Estado de Minas” e “Estado Minas” retornam os mesmos resultados.

Uso de caracteres especiais:
- underscore (_) representa um caracter. Ex: busca por "Lui_" pode resultar "Luis", "Luiz", "Luif";
- percentagem (%) representa nenhum ou mais caracteres. Ex. "Lu%s" traz "Luis", "Lucas", "Lumas", "Luminárias", "Luises".

Mostrando de 1 a 10 de 126 resultados


17/05/2022 18:29 | Mundo Podcast

Helena Branco: Participação política dos jovens

A participação dos jovens na política é o tema da entrevista do jornalista Marco Antonio Soalheiro com a estudante e ativista Helena Branco. Ela é cofundadora do movimento #SeuVotoImporta e embaixadora do Girl Up, movimento global da Organização das Nações Unidas que incentiva meninas a serem líderes pela igualdade de gênero. Ela explica como foi a movimentação pela ampliação do cadastramento eleitoral dos jovens e aponta quais são os temas que mobilizam essa parcela da população. Greco descreve o papel da Internet no engajamento dos jovens na política e reforça os impactos positivos da maior presença de jovens e mulheres nos cargos políticos.

Compartilhe:
Twitter Facebook
00:25:38 | Download (48073kb)
16/05/2022 18:10 | Mundo Podcast

Felipe d´Ávila: O Novo na disputa pela Presidência

O partido Novo disputará mais uma vez a Presidência da República. A primeira tentativa da legenda ocorreu em 2018, quando o empresário João Amoêdo entrou na corrida com uma plataforma liberal na economia, incluindo promessas de vendas de estatais e de redução da presença do estado na vida dos cidadãos. Em 2022, o escolhido para a disputa é o cientista político Felipe d´Ávila, o entrevistado de Marco Antonio Soalheiro nesta edição do programa Mundo Político. O pré-candidato à presidente apresenta a plataforma que ele pretende defender na campanha, critica o presidente Jair Bolsonaro e o ex-presidente Lula e avalia a atuação do governador Romeu Zema em Minas Gerais. Felipe d´Ávila fala, ainda, sobre o relacionamento que pretende estabelecer com o Congresso caso seja eleito e defende a segurança do processo eleitoral brasileiro.

Compartilhe:
Twitter Facebook
00:30:11 | Download (56610kb)
13/05/2022 18:35 | Mundo Podcast

Zema e Lula lideram em Minas

Duas pesquisas divulgadas nessa semana mostram as preferências dos eleitores mineiros na disputa desse ano. Na corrida presidencial, Lula lidera em Minas Gerais. Já a disputa pelo Palácio da Liberdade seria vencida por Romeu Zema em primeiro turno. A semana também foi marcada por movimentações no tabuleiro político, com alianças sendo costuradas e visitas de presidenciáveis ao estado.

Compartilhe:
Twitter Facebook
00:41:03 | Download (76986kb)
12/05/2022 18:13 | Mundo Podcast

Dep. Fed. Reginaldo Lopes: Palanque do PT em Minas Gerais

O ex-presidente Lula esteve em Minas Gerais nessa semana para o lançamento da pré-candidatura dele à Presidência da República. A visita ao estado foi marcada por eventos públicos e pelo desencontro com o ex-prefeito de Belo Horizonte Alexandre Kalil, pré-candidato do PSD ao Governo de Minas Gerais. Uma aliança formal entre os dois é dificultada pelo desejo do senador Alexandre Silveira de tentar a reeleição ao Senado e também por diferenças ideológicas entre a bancada federal do PSD e a candidatura do PT. Nesse contexto, o PT lançou a pré-candidatura ao Senado do deputado federal Reginaldo Lopes, o entrevistado do jornalista Marco Antonio Soalheiro no Mundo Político. Lopes comenta esse cenário político, reforça o desejo de uma aliança formal com Kalil e diz que a chapa poderia ter dois candidatos ao Senado. O deputado também traça os planos de atuação caso seja eleito senador, critica o governo Bolsonaro e avalia a chance de vitória Lula nas eleições de outubro.

Compartilhe:
Twitter Facebook
00:27:14 | Download (51087kb)
11/05/2022 18:17 | Mundo Podcast

Marx Rodrigues: Produção de conteúdo de TV para favelas

Os moradores de favelas no Brasil somam mais de 17 milhões de pessoas, segundo dados do Instituto Locomotiva. O contingente representa 8% da população brasileira e movimenta bilhões de reais sem renda. Uma iniciativa de comunicação quer produzir conteúdos para os moradores dessas áreas, num projeto de televisão que pretende ser inovador. Esse é o tema da entrevista do jornalista Marco Antonio Soalheiro com o empresário Marx Rodrigues. Ele fala sobre o surgimento do projeto e avalia o cenário político para a criação de uma emissora de TV no Brasil.

Compartilhe:
Twitter Facebook
00:27:55 | Download (52344kb)
10/05/2022 17:31 | Mundo Podcast

Dawisson Belém Lopes: A imagem do Brasil no exterior

O clima político no Brasil e a disputa eleitoral deste ano chamam a atenção de pesquisadores e observadores internacionais. Qual tem sido o tom da análise da política brasileira feita por analistas internacionais? Esse é o tema da entrevista do jornalista Marco Antonio Soalheiro com o cientista político Dawisson Belém Lopes. Falando da Inglaterra, Lopes analisa a recepção no exterior das críticas do presidente Jair Bolsonaro ao sistema eleitoral brasileiro. Ele também fala sobre a percepção da participação dos militares nas eleições e dos riscos de ruptura democrática no país. O cientista político também analisa a importância dos observadores internacionais nas eleições brasileiras e miniminiza a ausência de observadores da União Europeia no pleito deste ano. Dawisson Belém Lopes também comenta as declarações do ex-presidente Lula à revista Time e diz que as falas a respeito da participação de Volodymyr Zelensky na invasão da Rússia da Ucrânia foram inconvenientes e antidiplomáticas.

Compartilhe:
Twitter Facebook
00:32:28 | Download (60903kb)
06/05/2022 18:56 | Mundo Podcast

Resenha: Eleições e Serra do Curral

A autorização para um empreendimento minerário na Serra do Curral mobilizou a sociedade civil, ambientalistas, empresários, deputados e demais forças políticas mineiras. Uma audiência pública debateu o assunto. Na arena eleitoral, o presidente Bolsonaro está entre Romeu Zema e Carlos Viana em Minas. Já o ex-presidente Lula tem visita agendada ao estado. O ex-presidente e o atual presidente seguem na liderança da mais recente pesquisa eleitoral divulgada.

Compartilhe:
Twitter Facebook
00:49:55 | Download (93608kb)
05/05/2022 19:02 | Mundo Podcast

Fábio Kerche: Desempenho e legado da Lava Jato

A operação Lava Jato representou um importante papel na política brasileira. A chamada força-tarefa de Curitiba desvelou esquemas de corrupção, investigou agentes públicos e empresários e impactou de forma definitiva a disputa eleitoral de 2018. Mas a glória vivida por procuradores e juízes envolvidos na investigação parece ter ficado no passado. Condenações passaram a ser revertidas em instâncias superiores, a atuação do ex-juiz Sergio Moro no caso do ex-presidente Lula foi considerada parcial e o tema da corrupção deixou de ter protagonismo entre os temas que mais preocupam a população. A Lava Jato, contudo, continua atraindo a atenção de pesquisadores como o cientista político Fábio Kerche, coautor de um livro sobre a operação. Ele é o entrevistado do jornalista Marco Antonio Soalheiro no programa Mundo Político.

Compartilhe:
Twitter Facebook
00:35:10 | Download (65958kb)
04/05/2022 17:55 | Mundo Podcast

Regina Coeli Camargos: Panorama do trabalho no Brasil

A situação do mercado de trabalho no Brasil é o tema da entrevista do jornalista Marco Antonio Soalheiro com a economista Regina Coeli Camargos. Ela avalia os recentes números do desemprego divulgado pelo IBGE e relaciona a taxa de ocupação dos postos de trabalho com os números mais gerais da economia, como Produto Interno Bruto e taxa de inflação. A economista analisa os impactos da reforma trabalhista realizada em 2017 ainda no governo Michel Temer e comenta o aumento da informalidade no país. Camargos defende uma ampla discussão com a sociedade para atualizar as normas trabalhistas, principalmente para absorver as mudanças ocorridas com o aumento do trabalho por aplicativos. Ela pondera, ainda, as dificuldades que o presidente do Brasil terá a partir de 2023.

Compartilhe:
Twitter Facebook
00:32:32 | Download (61002kb)
04/05/2022 10:10 | Mundo Podcast

Carlos Lindenberg: Cenário político em Minas e no Brasil

Partidos e pré-candidatos ao Governo de Minas se movimentam em busca de alianças. O atual governador Romeu Zema ainda não escolheu quem será o vice na sua chapa e também precisa definir que irá receber o seu apoio na disputa por uma vaga no Senado. O senador Carlos Viana anunciou a entrada na corrida como representante do presidente Bolsonaro em Minas Gerais, mas ainda não viu gestos concretos do correlegionário nesse período de pré-campanha. E o ex-prefeito de Belo Horizonte Alexandre Kalil tenta firmar uma aliança com o PT do ex-presidente Lula enquanto vê lideranças do PSD lutando pela candidatura própria do partido ao Senado e defendendo a liberação da bancada para apoiar outra candidatura em nível nacional. Esse cenário é o tema da entrevista do jornalista Marco Antonio Soalheiro com o colunista político Carlos Lindenberg.

Compartilhe:
Twitter Facebook
00:27:51 | Download (52244kb)


páginas 1/13
IR PARA


Categorias

Veja também