A instituição já recebeu a visita da comissão em outras ocasiões, como em outubro de 2017 - Arquivo ALMG

Comissão vai visitar escola de educação especial na Capital

Instituição já esteve na ALMG para pedir melhores condições estruturais e formação para professores.

17/08/2021 - 15:39

A Escola Estadual Doutor Amaro Neves Barreto, em Belo Horizonte, receberá visita técnica da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência na próxima quarta-feira (18/8/21), às 8 horas. Os parlamentares da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) querem verificar as condições estruturais e pedagógicas da instituição, localizada na região do Barreiro (Av. Ximango, 280).

Consulte a pauta da visita.

Voltada para a educação especial, a escola conta com turmas do ensino fundamental e de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Representantes da comunidade escolar já estiveram na ALMG em anos anteriores para reivindicar melhores condições para trabalhar com alunos especiais.

Nessas ocasiões, professores e familiares dos alunos chegaram a relatar as severas deficiências de alguns estudantes, o que impossibilitaria a inclusão em turmas de escolas regulares, como prevê a legislação nacional.

Nesse sentido, em 2018 uma tentativa de unificar algumas turmas foi entendida como ameaça de fechamento da instituição, mas a situação foi revertida com apoio da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da ALMG. Representantes da escola também já estiveram na comissão para pedir melhorias na estrutura física, inadequada para o trabalho com alunos especiais e, junto com outras escolas com perfil similar, pediram melhor formação aos professores.

Dessa vez, a solicitação de visita à escola foi feita pelo deputado Zé Guilherme (PP). "A escolha desta escola se deu por causa do trabalho que ela desenvolve em favor das pessoas com deficiência. Como essa é uma bandeira do nosso mandato, quero ver de perto como podemos ajudar e, claro, aprender também, podendo construir pontes e trocar experiências", disse o parlamentar.