Criação de hashtags é uma das formas de mostrar influência da população no Parlamento

Pesquisa quantifica uso de redes sociais no acesso ao Portal

Levantamento realizado pela Assembleia aponta as seções e os conteúdos mais clicados na versão mobile ao longo de 2019.

08/01/2020 - 17:00

Grande parte dos cidadãos que acessaram o Portal mobile da Assembleia em 2019 utilizaram links compartilhados pelo WhatsApp. A informação é de levantamento feito pela Gerência de Comunicação em Mídias Digitais (GCMD), no início deste mês, com o objetivo de analisar quais seções e conteúdos dessa versão do Portal foram mais lidos no ano passado.

De acordo com o relatório, o WhatsApp é a terceira fonte de tráfego para o site, com 146.216 visitas, ficando atrás apenas dos acessos via o buscador Google (246.905) e das visitas diretas (218.525), casos em que o endereço foi digitado no navegador.

A pesquisa confirma a importância de ampliar o acesso e o compartilhamento de informações do Parlamento por meio das redes sociais. Esse é um dos objetivos do desenvolvimento do Portal mobile da Assembleia.

A análise também mostrou que a seção Notícias foi a mais acessada em 2019, com 298 mil visitas, seguida pela Tramitação de Projetos, com 193 mil acessos. Entre as páginas mais clicadas, destacam-se, ainda, as da TV Assembleia e das Comissões.

Educação e segurança pública são os principais temas

O estudo ainda indicou que os assuntos que tiveram maior repercussão em 2019 são relacionados às áreas de educação e de segurança pública. A notícia mais clicada do ano, com 26 mil visualizações, é sobre audiência pública da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia, realizada em outubro, que tratou dos critérios para designação de servidores em 2020.

Outra matéria de destaque é sobre audiência da Comissão de Segurança Pública em que o Executivo anunciou a convocação de 750 agentes de segurança, em abril de 2019. A notícia teve mais de seis mil visualizações. São dados que refletem a mobilização dessas categorias de servidores públicos.

Dê sua opinião – A ferramenta de participação on-lineDê sua opinião sobre projetos em tramitação", de acordo com a análise realizada, conseguiu mobilizar segmentos da sociedade em torno de projetos que os interessavam diretamente.

O projeto de lei (PL) com maior número de votos de cidadãos foi o PL 368/19, do governador Romeu Zema, que propunha a incorporação da Escola Pública de Saúde à estrutura da Secretaria de Estado de Saúde. A proposta recebeu 1.979 votos, sendo 1.940 contrários, e sofreu inúmeras críticas em audiências na ALMG. A matéria foi retirada de tramitação, como parte de acordo entre o Executivo e os parlamentares para votação do PL 367/19, da reforma administrativa.

Outro exemplo é o PL 500/19, do deputado Coronel Sandro (PSL), que revogava o Sistema Estadual de Cultura e o Sistema de Financiamento à Cultura. O projeto recebeu 1.160 votos contrários. A reunião da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) para analisar a matéria foi acompanhada por representantes de diversos segmentos da cultura, que ocuparam a galeria. A comissão concluiu pela inconstitucionalidade do projeto, que foi arquivado.

Esses destaques do Portal motivaram a Assembleia a criar a campanha #VocêFezPolítica para o Facebook e o Instagram. Serão divulgados posts que ressaltam os resultados da mobilização da sociedade, como no caso da convocação dos agentes de segurança.