Na etapa estadual do PJ Minas, estudantes dos municípios participantes ocupam o lugar dos deputados no Plenário - Arquivo ALMG

Cerca de 130 câmaras municipais devem estar no PJ Minas 2020

Quarenta e uma novas cidades manifestaram interesse em participar da próxima edição do Parlamento Jovem de Minas.

08/10/2019 - 13:16

A preparação para o Parlamento Jovem de Minas (PJ Minas), edição 2020, já começou. As inscrições para as novas cidades que querem participar do programa foram encerradas no último dia 30 de setembro. Quarenta e uma novas câmaras municipais se inscreveram. As 94 câmaras que já participaram este ano foram automaticamente inscritas.

A relação final das câmaras municipais que serão parceiras da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) no PJ Minas 2020, no entanto, somente estará definida após os dois cursos que serão realizados em novembro e dezembro.

As câmaras estreantes devem mandar, cada uma, ao menos um representante fazer o Curso de Formação Introdutória; e também devem participar, posteriormente, do Curso de Formação de Coordenadores Municipais. Já os municípios veteranos fazem apenas o segundo curso. Ambos são presenciais e geram certificados para os participantes.

Novatos e veteranos fazem cursos ainda este ano

Os dois cursos, oferecidos pela Assembleia Legislativa, são pré-requisitos que garantirão a participação da câmara municipal na edição 2020 do PJ Minas. O Curso de Formação Introdutória ao PJ Minas 2020 será realizado no dia 13 de novembro, das 13h às 18h, na sede da Escola do Legislativo, em Belo Horizonte (Avenida Olegário Maciel, 2161, bairro Santo Agostinho).

Nele, os participantes conhecerão em detalhes a estrutura do programa e a forma de realização das diferentes etapas. Alguns dos temas abordados serão a matriz metodológica, as competências e os papéis dos parceiros, assim como o método para realização das oficinas de trabalho.

Inscrições - A inscrição dos representantes das câmaras municipais deverá ser feita entre os dias 21/10/19 e 4/11/19. Basta enviar um e-mail para escola.eventos@almg.gov.br, pedindo sua inscrição. No campo Assunto, escrever “Formação Introdutória ao PJ Minas 2020”. No corpo da mensagem, informar os dados: nome completo, CPF, endereço com CEP, telefone, e-mail e qual Câmara Municipal representa.

Já o Curso de Formação de Coordenadores Municipais deve ser feito por todas as câmaras municipais participantes, veteranas e ingressantes. Nele, entre outras atividades, serão apresentados o regulamento e calendário geral do projeto, a organização dos polos e a preparação de cronograma geral, compartilhamento de boas práticas adotadas pelas coordenações municipais e regionais em 2019, discussão sobre o tema central e seus subtemas, dentre outras. 

Esse curso também será realizado na Escola do Legislativo, mas será dividido em três turmas, nos dias 2 e 3/12; 4 e 5/12; 9 e 10/12 de 2019. A data das inscrições, a composição das turmas e os demais detalhes serão divulgados posteriormente.

PJ Minas - O Parlamento Jovem de Minas é um programa de formação política e cidadã para jovens mineiros que estejam cursando o ensino médio. Foi criado em 2004, sendo realizado por meio da Escola do Legislativo, em parceria com câmaras municipais e escolas públicas e privadas e com o apoio também da PUC Minas. Em 2020, o tema do projeto será Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

Confira a lista prévia de novas câmaras inscritas