Estudantes lotaram o auditório da ALMG e decidiram que, no próximo ano, a discussão será sobre meio ambiente e sustentabilidade
Para Monique Azola, as ações sobre o meio ambiente hoje vão refletir na vida dos jovens no futuro
Estudantes escolhem debater meio ambiente em 2020

Meio Ambiente é escolhido como tema do PJ Minas de 2020

Defesa da pauta teve como pano de fundo as queimadas no País e o rompimento de barragem em Brumadinho.

19/09/2019 - 13:05 - Atualizado em 19/09/2019 - 19:54

O segundo dia da etapa estadual do Parlamento Jovem de Minas (PJ Minas) 2019 começou já de olho na edição do próximo ano do programa. Os mais de 120 alunos, representando os 94 municípios mineiros que participaram desta edição do trabalho, escolheram o tema que será tratado pelos estudantes em 2020: meio ambiente e desenvolvimento sustentável.

Eles começaram a tratar desse assunto em suas cidades, onde fizeram a primeira escolha, que depois foi votada nas plenárias dos 16 polos regionais do projeto.

Ao fim, cada polo apresentou um tema como sugestão e servidores da Escola do Legislativo, setor da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) responsável pelo PJ Minas, selecionaram três para serem votados durante a etapa estadual. Foi o que fizeram na manhã desta quinta-feira (19/9/19).

A novidade de 2019 foi que, pela primeira vez, os próprios participantes defenderam os temas antes da votação. Além de "meio ambiente e desenvolvimento sustentável", estavam em pauta "saúde mental do jovem" e "jovem no mercado de trabalho".

Em vez de terem palestras com especialistas sobre esses assuntos, como acontecia nos anos anterioes, sete estudantes advogaram em favor de cada um dos três temas. Segundo a gerente-geral da Escola do Legislativo, Ruth Schmitz, a cada ano é dado mais protagonismo para os participantes. A forma como o tema 2020 foi escolhido é, para ela, mais um passo nessa direção.

Queimadas e rompimento de barragem motivaram escolha

As defesas do assunto vencedor falaram das queimadas na Amazônia e em várias regiões de Minas Gerais, e do rompimento da barragem da Vale em Brumadinho (Região Metropolitana de Belo Horizonte).

Monique Azola, do Polo Sul 3, lembrou que o que se faz com o meio ambiente agora vai refletir diretamente na vida deles no futuro e que, por isso, eles precisam liderar as discussões.

Já João Vitor Rocha, do Polo Zona da Mata 2, lembrou que outras vidas humanas, especialmente da população indígena, estão em risco ainda mais imediato, já que suas formas de subsistência dependem diretamente da água pura e das árvores. Ele lembrou, ainda, da importância de se defender outras espécies animais e de proteger a biodiversidade do País.

Apesar de não terem vencido o pleito, os outros dois temas também tiveram defesas acaloradas. Quem tratou da saúde mental dos jovens lembrou do Setembro Amarelo, mês de conscientização e prevenção ao suicídio.

Clara Amaral, do Polo Zona da Mata 2, mostrou dados que apontam que os maiores índices de suicídio estão entre os jovens de 15 a 29 anos. Já Maria Gabriela Barros, do Polo Sudoeste, ressaltou que depressão, bipolaridade e risco de suicídio são problemas sociais, não apenas individuais, e que é preciso buscar políticas públicas que preparem, por exemplo, a comunidade escolar a lidar com eventuais crises dos alunos.

No tema "jovem no mercado de trabalho", os participantes falaram das desigualdades sociais e da importância de se preparar o futuro. Ester Graia, do Polo Zona da Mata 2, salientou que vivemos um momento em que direitos trabalhistas têm sido cortados, em referência às reformas federais. Na sua opinião, os mais novos não podem assistir a tudo passivos. Já Roman Duque, do Polo Metropolitano 1, afirmou que o desemprego não é um problema só de quem o vive, mas sim uma questão social.

Participantes debatem propostas em grupos de trabalho

Depois de escolhido o tema da próxima edição do PJ Minas, os jovens ouviram orientações sobre como se darariam as atividades da tarde, quando grupos de trabalho se reuniram para discutir três assuntos relacionados ao tema do projeto em 2019, a discriminação étnico-racial. As subdivisões são: desigualdades socioeconômicas; violências por motivo étnico-racial; e direitos às identidades e à diversidade cultural.

Ao todo, foram priorizadas para a plenária final, que será realizada nesta sexta-feira (20), 12 propostas, sendo quatro por subtema. Nesta fase, não será mais possível apresentar novas sugestões - os estudantes poderão apenas solicitar, por meio de recursos, que sejam reexaminadas decisões tomadas pelos grupos de trabalho.

As propostas aprovadas na plenária estadual vão compor o documento final do PJ Minas 2019, que será entregue à Comissão de Participação Popular da Assembleia, que dará os encaminhamentos que julgar necessários. Elas podem se transformar, por exemplo, em projetos de lei ou embasar ofícios ao poder público com pedidos de informações ou providências. 

PJ Minas - O Parlamento Jovem de Minas é um programa de formação política e cidadã criado pela ALMG em 2004 e realizado por meio da Escola do Legislativo, em parceria com câmaras municipais e escolas públicas e privadas. Para Mayara Gouvea, servidora da Câmara Municipal de São Lourenço, município do Polo Sul 2, o trabalho é essencial, em especial em um momento de “demonização da política”, como o atual.

“Às vezes, no primeiro convite, os jovens não querem participar, eles vêem a política como mácula. Mas, quando se engajam, entendem que política é fazer parte, é construir junto”, disse ela, que atua na coordenação local do trabalho.

Segundo Mayara, os participantes têm melhoras significativas, depois de um ano engajados, na sua capacidade de argumentação, formas de se expressar e na compreensão de que a democracia é feita, também, por eles.