O projeto de formação política reuniu na etapa final 120 jovens de todo o Estado
Este ano, os estudantes debatem propostas sobre a discriminação étnico-racial
Discussão sobre discriminação étnico-racial mobiliza mais de 120 estudantes na ALMG

Jovens assumem protagonismo na discussão sobre discriminação

Estudantes votam, no Plenário da Assembleia, propostas finais do PJ de Minas sobre discriminação étnico-racial.

20/09/2019 - 15:52

Chegou o grande dia para 120 estudantes mineiros, vindos de escolas públicas e privada de todo o Estado, que, nesta sexta-feira (20/9/19), participam da plenária final do programa Parlamento Jovem de Minas (PJ Minas), na sede da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Eles representam 4.073 jovens que participaram do projeto deste ano e agora votam as propostas finais sobre o tema discriminação étnico-racial.

Depois de um intenso processo de discussão, por vários meses, nas escolas e nas câmaras municipais das 94 cidades participantes, os jovens priorizaram 12 sugestões que, depois de aprovadas, vão compor o documento final do PJ Minas 2019, que será entregue à Comissão de Participação Popular da Assembleia. A comissão dará os encaminhamentos que julgar necessários, podendo, inclusive, transformá-las em projetos de lei ou pedidos de informações ou providências ao Poder público.

"Hoje vocês têm a oportunidade de passar a bola, na marca do pênalti, para que os deputados da Comissão de Participação Popular depois façam um belo gol", disse o coordenador de Matias Barbosa (Zona da Mata), Claudinei dos Santos Lima, aos estudantes, na abertura da plenária. 

Em seu discurso, lido pelo 1º-secretário da ALMG, deputado Tadeu Martins Leite (MDB), na abertura do evento, o presidente da Assembleia, deputado Agostinho Patrus (PV), destacou a importância de se manter uma reflexão constante sobre temas como a discriminação étnico-racial. Para ele, o Parlamento Jovem de Minas é um exemplo vivo da abertura da Assembleia para a participação popular e a prova de que uma das funções do legislativo é educar para a cidadania

Mudanças passam pela participação política dos jovens 

Para o deputado Zé Guilherme (PRP), que preside a Comissão de Esporte, Lazer e Juventude da Assembleia, não existe outra maneira de mudar a sociedade se não pela ação política, que "infelizmente, tem sido 'demonizada´nos últimos anos". Ele parabenizou os estudantes pelo entusiasmo no desenvolvimento das propostas que refletem, inclusive, as diferenças existentes nas várias regiões de Minas.

O deputado Professor Irineu (PSL) completou: "É um momento singular para a Assembleia receber todos esses estudantes aqui, hoje. A mudança passa pela educação, pelos jovens, pelas escolas. Nosso trabalho é estimular a consciência e a responsabilidade de cada um".

O estudante de Malacacheta (Jequitinhonha/Mucuri), Evandro Tiago Lira de Oliveira, representou os jovens na mesa de abertura da plenária e pediu que o programa seja ampliado ainda mais nos próximos anos, para que mais cidades e mais estudantes possam participar. 

O presidente da Câmara Municipal de Janaúba, Walter Percídio, que falou em nome das cidades participantes, também defendeu a entrada de novos municípios no Parlamento Jovem de Minas. "Ver este movimento todo hoje aqui é um estímulo para continuarmos participando e também para trazermos outros para o programa", afirmou.

Na opinião da gerente-geral da Escola do Legislativo da ALMG, Ruth Schmitz, o entusiasmo e a esperança dos jovens é a melhor resposta à onda de descrédito em relação à política, por que passa o País. Por outro lado, o envolvimento direto e cada vez maior dos legisladores, tanto municipais quanto estaduais, durante todo o processo, fortalece ainda mais o programa, na opinião dela.

PJ Minas - O Parlamento Jovem de Minas é um programa de formação política e cidadã criado pela ALMG, em 2004, e realizado por meio da Escola do Legislativo, em parceria com câmaras municipais e escolas públicas e privadas. 

As câmaras que ainda não participam do PJ Minas ainda podem se inscrever para fazer parte da edição 2020 do programa. As inscrições vão até as 23h59 do dia 30 de setembro e devem ser feitas pela internet, preenchendo o formulário disponível no Portal da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).