ALMG debate fechamento de turmas do Instituto de Educação
Tradicional escola da Capital mineira teria perdido 14 turmas, causando protesto.
26/08/2019 - 17:30O fechamento de 14 turmas de ensino fundamental e médio, no Instituto de Educação de Minas Gerais, tradicional escola pública do Estado, será discutido em audiência pública na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A reunião será realizada pela Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia na quarta-feira (28/8/19), às 18 horas, no Auditório SE da ALMG.
Autora do requerimento para realização da audiência pública e presidenta da comissão, a deputada Beatriz Cerqueira (PT) considera fundamental reverter o fechamento das turmas. “O fechamento de 14 turmas em uma escola de referência, como o Instituto de Educação, não é normal. É preciso saber o que aconteceu, onde o sistema pode ter falhado. É preciso reverter isso”, afirmou a deputada.
O fechamento das turmas provocou uma manifestação de alunos e professores no dia 19 de agosto, em frente ao Instituto de Educação.
Desde o início de 2019, a Comissão de Educação já questionou cortes de vagas em escolas de ensino em tempo integral e no programa de Educação de Jovens e Adultos, também do Governo do Estado
Para a reunião desta quarta-feira, estão convidados representantes da Secretaria de Estado de Educação e do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE), entre outros.
Transmissões ao vivo – Todas as reuniões do Plenário e das comissões são transmitidas ao vivo pelo Portal da Assembleia. Para acompanhá-las, basta procurar pelo evento desejado na agenda do dia.
Além disso, quem não puder comparecer à reunião poderá fazer parte do debate por meio da ferramenta Reuniões Interativas do Portal, que estará disponível no momento da audiência. Questionamentos e dúvidas poderão ser encaminhados e, ao final, serão respondidos pelos convidados.
Venda Nova - O fechamento de turmas é motivo também de visita que a Comissão de Educação fará, na própria quarta-feira (28), às 14h30, à Escola Estadual Santos Dumont, em Venda Nova, Belo Horizonte. O objetivo é verificar as condições de funcionamento da instituição diante dessa medida. A escola fica na Rua Alcides Lins, 2.502.
Consulte a lista completa de convidados para a audiência pública e para a visita.