Vigilantes foram recebidos pela Comissão de Educação

ALMG convoca secretária para tratar da segurança nas escolas

Dispensa de vigilância em instituições de ensino será tema de reuniões das Comissões de Educação e de Segurança Pública.

22/03/2019 - 16:19

A Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) se reúne na próxima quinta-feira (28/3/19), às 13 horas, no Auditório José Alencar, para discutir a decisão do Governo do Estado de encerrar o contrato com a TBI Segurança, empresa responsável pela vigilância de 191 escolas e 10 superintendências regionais de ensino.

A secretária de Estado de Educação, Julia Sant’Anna, foi convocada para a audiência pública, solicitada pela deputada Beatriz Cerqueira (PT), presidente da comissão.

Dezenas de vigilantes de instituições de ensino acompanharam reunião da comissão no último dia 20/3. Segundo Carlos Eduardo Paixão, um dos representantes da categoria, os profissionais são bem treinados, são registrados pela Polícia Federal e ajudam a defender o patrimônio do Estado, além de darem mais segurança à comunidade local, aos professores e aos alunos dessas escolas.

Outro vigilante, Flávio Alberto do Nascimento, se emocionou ao falar sobre a responsabilidade e os laços criados com professores e alunos, pedindo apoio dos deputados para que eles não sejam dispensados. Conforme informou, muitos dos que perderão empregos e planos de saúde estão em tratamento médico, pagam aluguel e são arrimo de família.

Transmissões ao vivo - Todas as reuniões do Plenário e das comissões são transmitidas ao vivo pelo Portal da Assembleia. Para acompanhá-las, basta procurar pelo evento desejado na agenda do dia

Além disso, quem não puder comparecer à reunião poderá fazer parte do debate por meio da ferramenta Reuniões Interativas do Portal, que estará disponível no momento da audiência. Questionamentos e dúvidas poderão ser encaminhados e, ao final, serão respondidos pelos convidados.

Segurança – A Comissão de Segurança Pública também realizará debate sobre o assunto, na terça-feira (26), às 10 horas, no Plenarinho II. Como destaca o presidente da comissão, deputado Sargento Rodrigues (PTB), autor do requerimento para realização da audiência, a manutenção do contrato com a empresa TBI é imprescindível para a garantia da segurança das pessoas e do patrimônio público investido na Educação, diante do reduzido efetivo da Polícia Militar (PM) em Minas Gerais.

Entre os convidados a participar desta reunião, estão o subsecretário de Administração do Sistema Educacional da Secretaria de Estado de Educação, Ricardo Martins, o comandante-geral da PM no Estado, coronel Giovanne Silva, e o presidente do Sindicato dos Vigilantes de Minas Gerais, Edilson Pereira.

Consulte a lista completa de convidados para as reuniões das Comissões de Educação e de Segurança Pública.