Participantes da edição de 2019 já passaram por formação introdutória, em outubro deste ano - Arquivo ALMG

Curso para coordenador municipal do PJ Minas começa dia 3

A formação dos coordenadores, oferecida pela ALMG, é requisito para que o município participe da edição 2019 do projeto.

29/11/2018 - 11:49

Começa na próxima segunda-feira (3/12/18), e vai até sexta (7/12), o curso de formação de coordenadores municipais que atuarão na edição 2019 do Parlamento Jovem de Minas (PJ Minas). A capacitação é oferecida pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), por meio da Escola do Legislativo.

A presença dos servidores indicados pelas câmaras, nesse curso, é condição essencial para que eles participem do PJ Minas 2019. A atividade encerra a etapa de preparação para a edição do ano que vem. A expectativa dos organizadores é que 112 municípios estejam representados na atividade. 

Desta vez, o projeto terá como tema a Discriminação Étnico-Racial, assunto que foi escolhido pelos próprios estudantes do ensino médio, durante as atividades da Edição 2018.

Participantes estudarão regulamento, calendário e subtemas

Os participantes do curso foram divididos em duas turmas e começarão estudando o Regulamento e o Calendário 2019 do PJ Minas. Depois, conhecerão em detalhes a dinâmica de realização do projeto, a organização dos polos regionais e os subtemas previstos para o ano. E ainda terão oficinas de oratória e de diagnóstico sobre o retorno das propostas, entre outras atividades.

No programa do curso, os coordenadores municipais terão oportunidade de conhecer um pouco também sobre o funcionamento da Comissão de Participação Popular da Assembleia, que é responsável por acolher e encaminhar as propostas finais retiradas do PJ Minas.

O presidente da comissão, deputado Doutor Jean Freire (PT), fará uma exposição sobre o funcionamento da mesma em relação ao projeto. No dia 4/12, ele falará para a Turma 1; no dia 6/12, para a Turma 2.

No curso, que será realizado nas dependências da Escola do Legislativo (Avenida Olegário Maciel, 2.161 – Bairro Santo Agostinho – Belo Horizonte), deverão estar presentes as 81 câmaras que já são veteranas mais as 31 câmaras ingressantes habilitadas para a edição de 2019. 

As novas câmaras habilitadas são aquelas que participaram do Curso de Formação Introdutória, presencial, realizado em 30/10/18.