O curso é voltado a representantes das câmaras municipais

PJ Minas 2019 oferece curso nesta terça (30) na ALMG

Atividade pretende apresentar a parceria entre os Legislativos estadual e municipal, além da dinâmica do projeto.

29/10/2018 - 16:09

O curso Formação Introdutória ao Parlamento Jovem de Minas de 2019 será realizado nesta terça-feira (30/10/18), das 13 às 18 horas, na Escola do Legislativo (ELE). Representantes de câmaras municipais ingressantes no projeto participam da atividade, que tem o objetivo de apresentar a parceria entre os Legislativos estadual e municipal, além das características do projeto, sua dinâmica de organização e sua matriz metodológica.

A atividade será ministrada por coordenadores da iniciativa, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), e por profissional da PUC Minas. O Parlamento Jovem é um programa de formação política voltado principalmente para estudantes do ensino médio e é realizado em parceria com câmaras municipais mineiras.

Sua finalidade é proporcionar aos jovens a oportunidade de conhecer melhor a política e os instrumentos de participação no Poder Legislativo.

Para isso, a cada ano os estudantes escolhem um tema de relevância social e vivenciam atividades de estudo, debates e deliberações que contribuem para sua formação política.

Este ano, o tema escolhido foi a violência contra a mulher, que resultou na aprovação de 12 propostas votadas pelos estudantes na plenária final e que foram encaminhadas à Comissão de Participação Popular como sugestões de medidas de combate a essa forma de violência.

O tema do projeto em 2019 será preconceito racial.