A Casa de Saúde Santa Izabel, em Betim, foi uma colônia de hansenianos - Arquivo ALMG

Problemas em ex-colônias de hansenianos motivam audiência

Comissão de Segurança quer apurar, entre outras, denúncias de exploração sexual e de tráfico de drogas nesses locais.

07/07/2017 - 11:21

Denúncias de violência e de falta de segurança pública nas ex-colônias de hansenianos, hoje denominadas casas de saúde e sob responsabilidade da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), serão tema de audiência na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

A Comissão de Segurança Pública debate o assunto nesta terça-feira (11/7/17), às 9h30, no Plenarinho IV, a requerimento dos deputados João Leite (PSDB) e Sargento Rodrigues (PDT).

“Fizemos uma reunião com moradores e seus familiares. Esses locais estão abandonados, sem atendimento de saúde e com relatos de tráfico de drogas e de exploração sexual de crianças e adolescentes”, adianta João Leite.

O objetivo da audiência, de acordo com o parlamentar, é apurar essas denúncias com representantes do governo convidados para a reunião. Integram a lista, por exemplo, os diretores das quatro casas de saúde do Estado, as ex-colônias de Betim (RMBH), Ubá (Mata), Três Corações (Sul) e Bambuí (Centro-Oeste), além de representantes do Ministério Público e da Defensoria Pública.

Consulte a lista completa de convidados para a reunião.