Deputados também ouviram denúncias de aumento da violência e da criminalidade nas colônias de hansenianos do Estado

Aprovada audiência sobre segurança em várias regiões de MG

Requerimento na Comissão de Segurança Pública aglutinou intenção de deputados de discutir a questão em diversas cidades.

09/05/2017 - 13:38 - Atualizado em 09/05/2017 - 14:23

A Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) aprovou, em reunião nesta terça-feira (9/5/17), requerimento para que seja realizada uma audiência pública com o objetivo de discutir problemas relativos a segurança em diversas cidades no Estado. A solicitação é do deputado Fábio Cherem (PSD).

Após intensa negociação, os parlamentares chegaram ao consenso de que a reunião seja feita na sede do Poder Legislativo, na Capital, tendo em vista o grande número de requerimentos para o discutir o assunto em várias cidades.

Assim, ficou definido que o debate vai tratar da questão nas cidades de Nanuque (Vale do Jequitinhonha), Açucena (Vale do Rio Doce), Andradas (Sul de Minas), Pedro Leopoldo (Região Metropolitana de Belo Horizonte), Jaíba, São João do Paraíso e Itacarambi (todas no Norte de Minas).

Foi aprovado, também, requerimento, de autoria do presidente da comissão, deputado Sargento Rodrigues (PDT), para seja realizada reunião conjunta com a Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas, para tratar do aumento no número de acidentes no Anel Rodoviário de Belo Horizonte.

Hansenianos denunciam violência em colônias

Ao final, a comissão ouviu diversas denúncias de aumento da violência e da criminalidade nas colônias de hansenianos do Estado. Entre os problemas, estão a invasão de traficantes, a prostituição e o abuso de crianças e adolescentes que vivem nestes locais.

A representante da Associação Sindical dos Trabalhadores em Hospitais de Minas Gerais (Asthemg), Mônica Abreu, destacou que, além destas situações, os colonos têm sido despejados sem aviso prévio. “São mais de 1.500 famílias nas quatro colônias do Estado, que pedem socorro para que haja mais segurança para os hansenianos”, disse.

Diante das denúncias, os deputados Sargento Rodrigues, Cabo Júlio (PMDB) e João Leite (PSDB) afirmaram que pretendem realizar audiência pública sobre o tema e pedir providências ao Governo do Estado para que o problema seja resolvido.

Consulte o resultado da reunião.