O fórum está sendo preparado pela ALMG, com diversos parceiros da sociedade civil e do poder público

Fórum sobre startups vai começar por Santa Rita do Sapucaí

Primeiro dos quatro encontros regionais do evento está marcado para 6 de outubro.

30/08/2016 - 10:23 - Atualizado em 01/09/2016 - 11:28

O Fórum Técnico Startups em Minas: A construção de uma nova política já tem definida a agenda de interiorização. Ao todo, serão quatro encontros em cidades de diferentes regiões do Estado, começando no dia 6 de outubro por Santa Rita do Sapucaí (Sul de Minas), reconhecida como importante pólo de desenvolvimento tecnológico no País. A decisão foi tomada em reunião preparatória para o evento, realizada nesta terça-feira (30/8/16), na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

O fórum está sendo preparado pela ALMG, com diversos parceiros da sociedade civil e do poder público. As outras cidades que receberão os eventos regionais, com suas respectivas datas, são: Uberlândia (25/10); Viçosa (27/10); e Diamantina (4/11).

Os organizadores têm como meta colher sugestões da sociedade para aprimorar o Projeto de Lei (PL) 3.578/16, que trata da política estadual de estímulo, incentivo e promoção ao desenvolvimento de startups. O projeto é de autoria dos deputados Dalmo Ribeiro Silva e Antônio Carlos Arantes, ambos do PSDB. A expectativa também é valorizar o empreendedorismo e mapear a realidade das novas empresas ou grupos que trabalham com algum tipo de inovação tecnológica no Estado.

"Acabo de ler sobre um aplicativo para celular que ajuda a identificar doenças na agricultura", informou o deputado Antônio Carlos Arantes. "Se antes era preciso levar um agrônomo lá na lavoura, pegar amostras, mandar para um laboratório e aguardar vários dias, agora basta usar o aplicativo, fotografar a planta e logo você tem todas as informações necessárias", disse o parlamentar, enfatizando o quanto as inovações tecnológicas têm ajudado em todas as áreas de atuação.

Dinâmica do evento - Durante a reunião preparatória, os participantes sugeriram nomes de palestrantes que deverão abrir as reuniões no interior. Cada encontro, que durará um dia inteiro, terá o seguinte formato: na parte da manhã, haverá uma palestra de abertura, para contextualização do assunto, depois o depoimento de um empreendedor local. Na sequência, a explicação sobre a dinâmica dos grupos de trabalho, que se reunirão em seguida, até o fim da tarde.

Em cada município, serão eleitos 12 representantes para a etapa final, que será realizada no fim de novembro, em Belo Horizonte. Os nomes dos palestrantes serão definidos nos próximos dias.

Subcomissões temáticas - Para preparar o texto com as propostas a serem analisadas pelos participantes do fórum, integrantes da comissão organizadora se dividiram em três subcomissões temáticas.

Essas comissões têm até esta quarta (31) para enviar os documentos, com 15 sugestões cada um, para a Gerência de Projetos Institucionais (GPI) da Asssembleia. Na próxima reunião preparatória, marcada para o dia 6 de setembro, os textos serão analisados e validados pelo grupo de organizadores.