Reunião técnica debaterá soluções para tragédia em Mariana
Também foram aprovados requerimentos para audiências sobre barragem em Congonhas e criação de Conselho LGBT.
10/11/2015 - 17:55A Comissão de Participação Popular da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realizará reunião técnica para debater com entidades e grupos de pesquisa acadêmica possíveis soluções para a tragédia que atingiu o município de Mariana (Região Central do Estado) e os efeitos sociais, ambientais, econômicos e culturais decorrentes do rompimento das barragens da mineração na região. Requerimento para a realização da reunião foi aprovado nesta terça (10/11/15) pela comissão.
A autora da solicitação é a presidente da comissão, deputada Marília Campos (PT). A parlamentar também teve aprovados pedidos de audiência pública, sendo que uma delas tratará do funcionamento e alteamento da barragem da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), localizada no município de Congonhas (Região Central do Estado), tendo em vista solicitação da Câmara Municipal da cidade. Também foi aprovado requerimento de audiência conjunta com a Comissão de Direitos Humanos para debater ações legislativas referentes à criação do Conselho Estadual LGBT, com a participação dos órgãos do Governo Estadual que tratam do tema, por solicitação do Centro de Luta Livre Orientação Sexual (CELLOS MG).
Por fim, de autoria da deputada e dos deputados Rogério Correia (PT) e Celinho do Sinttrocel (PCdoB), foi aprovado requerimento de audiência para discutir a proposta “Por um Brasil Justo e Democrático”, elaborada a partir de estudos realizados por economistas, cientistas sociais e acadêmicos do Brasil Debate, Centro Internacional Celso Furtado de Políticas para o Desenvolvimento, Fórum 21, Fundação Perseu Abramo, Le Monde Diplomatique Brasil, Plataforma Política Social e Rede Desenvolvimentista.