Isauro Calais abordou a segurança pública na Zona da Mata
Arlen Santiago fez críticas à gestão do PT no Estado e no País
As obras na MG-255 foram destacadas por Arnaldo Silva
A necessidade de participação popular na política foi lembrada pelo Doutor Jean Freire
Dalmo Ribeiro Silva comemorou o sucesso de audiência em Andradas

Oradores - Reunião Ordinária de Plenário de 10/6/15

Entre os temas abordados estão os Fóruns Regionais de Governo, a segurança pública no Estado e a situação da MG-255.

10/06/2015 - 20:06 - Atualizado em 11/06/2015 - 11:07

Segurança pública
O deputado Isauro Calais (PMN) apontou problemas relacionados à segurança pública em Juiz de Fora e na Zona da Mata. De acordo com o parlamentar, é precária a situação das Polícias Militar e Civil na região, o que torna urgente, por parte do Governo do Estado, maior atenção com a população. "Considerando o tamanho de Juiz de Fora, há números insuficientes de oficiais de segurança. No último edital de concurso para a polícia lançado, não foi designado nenhum policial para a cidade", afirmou. Isauro Calais ainda chamou a atenção para a falta de delegados plantonistas e para a super lotação de cadeias e penitenciárias públicas da região. O deputado disse ainda que irá encaminhar ofício à Secretaria de Estado de Defesa Social pedindo esclarecimentos sobre a transferência de presos do presídio de Governador Valadares, após rebelião. Em aparte, os deputados Antônio Jorge (PPS) e Bonifácio Mourão (PSDB) concordaram com as declarações do colega.

 

Críticas
O deputado Arlen Santiago (PTB) afirmou estar insatisfeito com as ações dos Governos Estadual e Federal. Segundo o parlamentar, a União não tem repassado recursos para Minas Gerais, prejudicando o desenvolvimento de projetos relacionados à segurança pública e à mobilidade urbana, por exemplo. "Existe um grande descaso com as obras do metrô e do anel rodoviário em Belo Horizonte", exemplificou. Sobre a saúde pública, Arlen Santiago cobrou que o governador envie à ALMG projeto contemplando a recomposição salarial dos funcionários da Fhemig e do Ipsemg. O deputado ainda criticou o plano de concessões anunciado pela presidente Dilma Rousseff (PT), destacando o elevado valor da dívida pública nacional. "A arrecadação estimada com as privatizações é de R$ 200 bilhões. Ainda assim, não há destinação de verbas para Minas", disse. Em aparte, os deputados João Vítor Xavier (PSDB) e Gustavo Valadares (PSDB) apoiaram o pronunciamento de Arlen Santiago.

 

MG-255
O deputado Arnaldo Silva (PR) agradeceu o governador pelos investimentos do Governo do Estado na rodovia MG-255, que liga Frutal a Iturama, no Triângulo Mineiro. "As obras na MG-255 contribuem bastante para o escoamento da produção agrícola e a preservação das vidas que trafegam pelo local", explicou. Arnaldo Silva também falou sobre a situação do Hospital do Câncer de Uberlândia, que conta com o apoio da ONG Luta pela Vida e, segundo ele, precisa também de contribuições do Executivo estadual. O deputado ainda parabenizou a criação dos Fóruns Regionais de Governo, anunciados pelo governador na última terça-feira (9), e o projeto de reestruturação da carreira dos profissionais da educação. Em aparte, o deputado Cristiano Silveira (PT) afirmou que a criação dos fóruns aumenta a participação popular na gestão do governador de Fernando Pimentel. Também em aparte, Antônio Jorge ressaltou a necessidade de reconhecer o trabalho de regionalização desenvolvido nas gestões anteriores. 

Regionalização
O deputado Doutor Jean Freire (PT) falou sobre as conquistas da gestão de Fernando Pimentel para o Estado. Um dos destaques levantados pelo parlamentar foi o projeto que prevê a reestruturação das carreiras dos profissionais da educação. Ele também ressaltou a criação dos Fóruns Regionais de Governo, salientando a oportunidade de maior participação da população nas diferentes instâncias da administração pública que eles podem gerar. "Sempre visito a região do Vale do Jequitinhonha e do Mucuri, e percebo que os moradores têm muito a contribuir com o Governo do Estado", afirmou. Em aparte, a deputada Marília Campos (PT) concordou com o posicionamento do parlamentar. Também em aparte, o deputado Cristiano Silveira fez um esclarecimento quanto à regionalização do Estado, dizendo que os avanços não se limitam às delimitações geográficas, mas sim à capacidade de se expandir o diálogo com a população e a possibilidade de diminuir a desigualdade econômica entre as regiões.

 

Andradas
O deputado Dalmo Ribeiro Silva (PSDB) falou sobre sua satisfação com os resultados da audiência pública realizada no município de Andradas, no Sul de Minas, na última quarta (10). Autor do requerimento que deu origem à reunião, o parlamentar enalteceu a grande mobilização da população local em relação ao evento. "Estou no meu quinto mandato na ALMG e nunca vi uma audiência tão prestigiada e competitiva como essa. Quero parabenizar toda a comunidade de Andradas pelo momento histórico, lutando pela melhoria da segurança pública local", destacou. Dalmo Ribeiro Silva salientou a participação de autoridades públicas do município, como o juiz e o promotor de justiça da comarca, nas discussões. O parlamentar ainda afirmou que, a partir da realização dessa reunião, serão formulados requerimentos para que sejam tomadas providências em relação à segurança pública de Andradas.

 

 

Consulte os pronunciamentos realizados em reuniões de Plenário.