Semana na ALMG terá cinco audiências públicas

Em pauta, assuntos como preservação do Rio Cipó, táxis em Confins e atendimento pediátrico em BH.

27/03/2013 - 15:40 - Atualizado em 27/03/2013 - 16:30

Na semana que vai do dia 1º/4 a 5/4, a situação da população ribeirinha do Rio Cipó e afluentes será debatida pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) em audiência pública na Serra do Cipó. Também serão realizados outros encontros de comissões e a 5ª reunião preparatória para o evento “Mobilidade Urbana: Construindo Cidades Inteligentes”.

Logo na segunda-feira (1º), a Comissão de Direitos Humanos realiza, a partir das 18 horas, no Auditório, reunião para lançamento do livro “Marighella: O Guerrilheiro que Incendiou o Mundo”, uma biografia do ex-deputado federal Carlos Marighella. O evento contará com a presença do autor, o jornalista Mário Magalhães, do deputado federal Nilmário Miranda (PT-MG), do ex-guerrilheiro Manoel Cyrillo de Oliveira Netto, dentre outros. O encontro foi requerido pelo deputado Durval Ângelo (PT).

Na terça-feira (2), a pedido do deputado João Vítor Xavier (PEN), a Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas discute a possibilidade de convênio entre os táxis dos municípios de Lagoa Santa, Confins e Belo Horizonte, às 10 horas, no Auditório. Foram convidados para a reunião representantes das três prefeituras, do Aeroporto Internacional Tancredo Neves e das empresas de trânsito envolvidas. 

Ainda na terça, a Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização debate a política de concessão de benefícios fiscais do Governo do Estado e suas consequências nas finanças municipais. A reunião será às 15h30, no Auditório, e foi requerida pela deputado Rogério Correia (PT).

Na quarta-feira (3), a pedido dos deputados Vanderlei Miranda (PMDB) e Fred Costa (PEN), às 9h30, no Auditório, as Comissões de Direitos Humanos e de Defesa do Consumidor e do Contribuinte realizam reunião conjunta com o intuito de discutir o fechamento de 19 pronto-atendimentos pediátricos em Belo Horizonte.

Na quinta-feira (4), a Comissão de Direitos Humanos vai à Serra do Cipó para discutir denúncias de violação de direitos humanos da população ribeirinha do rio Cipó e afluentes, cuja área encontra-se sob iminente ameaça de ser desqualificada como área de preservação permanente, de acordo com requerimento do deputado Pompílio Canavez (PT). O encontro será na Igreja Santa Terezinha, às 14 horas. Foram convidados o prefeito da cidade, André Ferreira Torres, e o presidente da Câmara Municipal de Santana do Riacho, Neiton da Paz Marques, o Ministério Público, representantes do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas e do Projeto Manuelzão.

Por fim, na sexta-feira (5), será realizada a partir das 9h30, no Plenarinho I, a 5ª reunião preparatória para o evento “Mobilidade Urbana: Construindo Cidades Inteligentes”.