ALMG lança evento que busca ampliar a qualidade de vida
O tema Mobilidade Urbana é tratado como prioridade do Legislativo em 2013.
20/02/2013 - 09:27A mobilidade urbana tornou-se um dos principais problemas para sucessivos governos, que se debruçam na busca por soluções. A crise do setor traz consequências como o comprometimento da qualidade de vida, aumento da poluição atmosférica e sonora, perda de horas de trabalho da população economicamente ativa, prejuízos para as empresas e aumento dos acidentes de trânsito. Diante disso, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) lança oficialmente, nesta quarta-feira (20/2/13), o evento “Mobilidade Urbana – Construindo Cidades Inteligentes”, que poderá ser realizado ainda no primeiro semestre deste ano. A solenidade, que terá início às 10 horas, no Plenário, será dirigida pelo presidente da ALMG, deputado Dinis Pinheiro (PSDB).
O objetivo do evento é discutir o tema da mobilidade urbana nas Regiões Metropolitanas e nos municípios de grande e médio porte do Estado. Para a solenidade de lançamento, foram convidadas mais de 100 entidades ligadas ao tema, dentre elas conselhos, universidades, associações, sindicatos, federações, empresas, ONG's, órgãos públicos, companhias, além de diversas autoridades que desempenham atividades que tenham relação com o assunto.
O tema mobilidade urbana e cidades inteligentes, expressão que significa espaços urbanos com grande capacidade de aprendizado e inovação, é uma das prioridades da Assembleia Legislativa neste ano. Segundo o presidente da ALMG, a mobilidade urbana é atualmente a variável que mais tem afetado negativamente a qualidade de vida das populações nas cidades.
Dinis Pinheiro ressalta que é dever da Assembleia acolher todas as vertentes e variáveis de ideias a respeito e ajudar a elaborar alternativas capazes de dar um direcionamento objetivo para as soluções. “O Legislativo mineiro quer e pode dar sua contribuição, mas o engajamento total da sociedade é insubstituível”, destaca.
O tema também está em pauta pela proximidade dos grandes eventos esportivos que acontecerão no País, como a Copa das Confederações deste ano, a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016, que justificaram inúmeras obras de mobilidade urbana.
Construção coletiva - A partir dessa ação, a ALMG promoverá, em março, diversas reuniões preparatórias para definição do formato e da programação do evento. Para esses encontros, também serão convidados representantes da sociedade civil organizada e de outros órgãos públicos. A ideia é promover uma mobilização de todos esses atores para que haja interlocução com a sociedade. Pretende-se, assim, que o trabalho seja efetivo e traga alternativas viáveis ao problema, em consonância com a mais recente legislação sobre o assunto, a Lei Federal 12.587, de 2012, que institui as diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana. A Assembleia Legislativa visa a envolver a população para que ela seja ouvida e participe da construção da iniciativa.
Enquete - Na página inicial do Portal da Assembleia Legislativa, há uma enquete sobre o tema mobilidade urbana. A pesquisa traz a seguinte questão “O que você acha mais importante para resolver os problemas da mobilidade urbana?”. O internauta pode escolher entre as respostas: melhorar os passeios, passarelas e travessias das vias; incentivar o uso da bicicleta; construir novas vias; melhorar o transporte público (ônibus, metrô, trem, etc); e restringir a circulação de carros. A votação estará disponível até o dia 5/3/2013.