Conselheiro Lafayete, na região Central do Estado, recebe a Caravana da Saúde nesta quinta-feira (23) - Arquivo/ALMG
Caravana da Saúde chega a Conselheiro Lafaiete

Caravana da Saúde vai coletar assinaturas em Lafaiete

Objetivo da campanha, em várias cidades de MG, é obter assinaturas suficientes para apresentação de projeto no Congresso

17/08/2012 - 11:55

Dando sequência à Caravana da Saúde, realizada pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais e entidades parceiras, acontece nesta quinta-feira (23/8/12), a partir de 10 horas, uma visita a Conselheiro Lafaiete (Região Central). O objetivo é coletar assinaturas dentro da campanha Assine + Saúde, para se somarem a assinaturas de outros Estados, até que se atinja 1,5 milhão. Esse total, equivalente a 1% do eleitorado nacional, é o mínimo necessário para que seja apresentado ao Congresso Nacional um projeto de lei de iniciativa popular, com o objetivo de determinar a aplicação mínima de 10% da receita corrente bruta da União na saúde pública.

Além de Lafaiete, a Caravana da Saúde vai visitar Araxá (Alto Paranaíba), no dia 30, em busca de assinaturas. Outra ação prevista é o Encontro Nacional dos Presidentes das Comissões de Saúde das Assembleias Legislativas, que será realizado no dia 27 de agosto, às 9h30, na ALMG, quando serão debatidas estratégias de mobilização nacional.

Até agora, foram visitados os municípios de Poços de Caldas (Sul), Uberaba e Uberlândia (Triângulo), Montes Claros (Norte), Itaúna (Centro-Oeste), Governador Valadares (Rio Doce) e Juiz de Fora (Mata).

Na última reunião da Caravana, realizada no Salão Nobre da ALMG, no último dia 7, o presidente da Comissão de Saúde, deputado Carlos Mosconi (PSDB), informou que a aprovação do projeto resultará num acréscimo anual da ordem de R$ 25 bilhões ao orçamento federal para a saúde.

Já no dia 10, a Associação Mineira de Municípios (AMM) promoveu o “Dia D da Saúde”, um mutirão para coletar assinaturas em todas as 853 cidades de Minas Gerais. Dentro da programação do “Dia D”, o presidente da Assembleia, deputado Dinis Pinheiro (PSDB), e outros parlamentares visitaram a Santa Casa e o Hospital da Baleia, na Capital.

A meta do “Dia D da Saúde” foi alcançar pelo menos mil assinaturas em cada município mineiro. Para isso, foram enviados cartazes e formulários para prefeituras e câmaras municipais. Pretende-se também envolver as secretarias de saúde, os conselhos municipais e agentes de saúde.

Como participar – O cidadão interessado em participar da campanha deve assinar o abaixo-assinado, informando seu nome completo, endereço e título de eleitor. Quem não souber o número do título de eleitor, pode informar sua data de nascimento e nome completo da mãe. Quem quiser pode imprimir o formulário próprio para coletar assinaturas e, depois, encaminhá-lo ao Centro de Atendimento ao Cidadão da ALMG (Rua Rodrigues Caldas, 30 - Santo Agostinho – Belo Horizonte).