Santa Casa e Hospital da Baleia aderem ao Assine + Saúde
Instituições vinculam campanha à sobrevivência dos estabelecimentos filantrópicos, em evento nesta sexta (10).
10/08/2012 - 11:54O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado Dinis Pinheiro (PSDB), visitou, na manhã desta sexta-feira (10/8/12), a Santa Casa e o Hospital da Baleia, em Belo Horizonte. O objetivo foi promover a adesão das duas instituições ao movimento Assine + Saúde, que pretende colher 1,5 milhão de assinaturas em todo o País para motivar a tramitação do projeto de lei federal, de iniciativa popular, que vai propor investimento de 10% da receita corrente bruta da União na saúde pública. Os deputados Carlos Mosconi (PSDB), presidente da Comissão de Saúde da ALMG, e Délio Malheiros (PV), presidente da Comissão de Defesa do Consumidor e do Contribuinte, também participaram dos eventos.
A campanha, feita em parceria com a Associação Mineira dos Municípios (AMM) e a Associação Médica Brasileira (AMB), já visitou sete cidades e colheu mais de 242 mil assinaturas em todo o Estado. Segundo Dinis Pinheiro, a adesão dos dois estabelecimentos vai dar mais vigor à campanha, que pretende fazer da saúde prioridade no Brasil. “Esperamos que tanto a Santa Casa como o Hospital da Baleia, que fazem um trabalho admirável, tenham mais recursos e, assim, melhorar a vida das pessoas, especialmente as mais pobres”, disse. Ele lembrou que está sendo feita uma peregrinação pelo Estado e pelo País e que, no dia 27 de agosto, os presidentes das assembleias legislativas estarão em Belo Horizonte para aderir ao movimento. “Hoje, cerca de 150 países investem mais em saúde que o Brasil. A saúde precisa ser tratada com respeito e prioridade”, reforçou.
O deputado Carlos Mosconi endossou as palavras do presidente da ALMG, e afirmou que o próximo passo é contabilizar as assinaturas e levar para Brasília. Ele destacou que a parceria com a AMM vai tornar ainda mais fácil a coleta das assinaturas. “A Santa Casa é um hospital emblemático. Por ser filantrópico, atende em sua maioria pacientes dos SUS, que está com a tabela de pagamento muito defasada. A instituição, portanto, sobrevive com muito pouco e realiza um trabalho modelo”, salientou.
Em cinco anos a realidade pode mudar se União investir mais
O presidente da Associação Médica de Minas Gerais, Lincoln Lopes Ferreira, disse, na visita à Santa Casa, que a situação da saúde é crítica devido à ausência de recursos. Ele destacou que os 6% da receita que são investidos hoje pelo Governo Federal são insuficientes para equipar os hospitais e atender efetivamente a sociedade. “É possível mudarmos em cinco anos a realidade da saúde no Brasil, desde que a União invista mais, por isso o movimento Assine + Saúde é tão importante”, alertou.
A diretora da Fundação Benjamin Guimarães, provedora do Hospital da Baleia, Tereza Guimarães Paes, afirmou que o aumento de 6% para 10% no investimento da União em saúde representa um aporte de R$ 30 bilhões a mais todos anos no SUS. Para ela, portanto, a solução não passa pela competência dos estabelecimentos filantrópicos na gestão e sim no crescimento das verbas para o setor. “Os recursos são escassos, por isso o sucesso do movimento é essencial para a sobrevivência destas instituições”, concluiu.
Dia D – O presidente da AMM, Ângelo Roncalli, destacou que o dia 10 de agosto marca o que a entidade chama de Dia D da Saúde, quando estão sendo feitas atividades nos 853 municípios do Estado para colher assinaturas para a campanha da ALMG. Ele explicou que estão sendo montados estandes em todos os centros e postos de saúde, para sensibilizar a população a aderir ao movimento. “Tenho certeza de que a União não terá como não aprovar o projeto de iniciativa popular que irá tramitar com a assinatura de 1,5 milhão de brasileiros. Podemos e vamos mudar a história da saúde no Brasil”, disse.
O provedor da Santa Casa, Saulo Levindo Coelho, foi categórico ao afirmar que o aumento no aporte do Governo Federal é a única solução para os hospitais que atendem pelo SUS. A ALMG, AMM e Associação Médica estão de parabéns e a Santa Casa está 100% presente no movimento a partir do dia de hoje”, finalizou.